Um fenômeno astronômico foi registrado nessa sexta-feira, 23, por volta das 5h, no interior de Paverama. Em um vídeo gravado por Anderson da Silva, morador da localidade de Santa Manoela, é possível visualizar o satélite natural da Terra e, próximo a ele, um corpo celeste semelhante, gerando a impressão de haver duas luas no céu.
Conforme Andréia Spessatto de Maman, coordenadora do Projeto Planetário da Universidade do Vale do Taquari (Univates), a “segunda lua” presente no vídeo era, na verdade, o planeta Vênus. Mesmo a milhares de quilômetros de distância, na perspectiva do planeta Terra os dois elementos parecem estar próximos um ao outro.
A conjunção ocorreu na constelação de Peixes, enquanto a lua estava crescente minguante e, na região, pôde ser vista na direção leste. No momento, também foi possível observar o planeta Saturno.
“Vênus é um planeta, não emite luz própria, apenas reflete a luz que recebe do Sol. Seu brilho intenso é devido a sua atmosfera densa, composta por dióxido de carbono, um gás que reflete intensamente a luz do Sol e também causa um efeito estufa no planeta”, explica Andréia. Em virtude dessas características, é considerado o planeta mais quente do Sistema Solar.
Segundo ela, nesta época do ano é comum visualizar o planeta no início da manhã. Por esse motivo, Vênus também é popularmente chamado de “Estrela D’Alva” ou “Estrela da Manhã”.
Confira imagens do software Stellarium que mostram o espetáculo celeste em outros ângulos: