O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, juntamente com o vice-presidente, Daniel Luis Sechi e o coordenador de planejamento e qualidade, Henrique Fensterseifer, realizaram uma missão técnica a Arrasate-Mondragón, no estado de Guipúzcoa, no norte da Espanha, entre os dias 9 e 17 de maio.
A viagem foi um reconhecimento pelo prêmio Excelência em Gestão, concedido em outubro do ano passado pela Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs). Outras dez cooperativas receberam a honraria (Certaja, Santa Clara, Unimed VTRP , Unimed Fronteira Noroeste, Sicredi Conexão, Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Cooral Logística, Cootravipa, Cooperconcórdia e Cotrijal).
Roteiro
No país europeu, as lideranças conheceram a Mondragon Corporacion Cooperativa (MCC), um dos grandes centros industriais, que também sedia a Universidade Mondragon, e abrange as regiões de Madrid e Bilbao.
“Agradecemos à Ocergs por nos possibilitar essa viagem técnica. A MCC é uma referência mundial em Cooperativismo, e os seus sócios são os funcionários dela. Conhecer um pouco sobre a Mondragon abre novos caminhos e horizontes para que possamos continuar desenvolvendo a Certel”, avalia Erineo.
Sechi e Fensterseifer também salientaram a relevância desse intercâmbio possibilitado pela Ocergs, e que permitiu conhecer a excelente performance cooperativista de Mondragon. “Assim, temos condições de seguir impulsionando as ações em benefício das comunidades atendidas pela Certel. Buscamos sempre inovação e as melhores práticas no mundo dos negócios, e essa viagem foi fundamental para que novas oportunidades de crescimento e de melhor atendimento possam surgir”, complementam.