5 de julho de 2025
21ºC | Tempo nublado

DEFESA CIVIL

Plano de contingência será apresentado nesta quinta-feira

Documento estabelece diretrizes para respostas mais ágeis diante de eventos climáticos extremos

Por: Marcel Lovato

11/06/2025 | 14:21
Áreas de risco como em Linha Harmonia também foram mapeadas para a elaboração do plano | Foto: Sara Ávila/arquivo
Áreas de risco como em Linha Harmonia também foram mapeadas para a elaboração do plano | Foto: Sara Ávila/arquivo

A Secretaria de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Teutônia apresenta nesta quinta-feira, 12, a partir das 15h30, o Plano de Contingência da Defesa Civil. Com a participação dos órgãos de segurança e imprensa, o evento está previsto para o Auditório da CIC.

Conforme o titular da pasta e coordenador da Defesa Civil local, Marco Antônio Franck, serão apresentadas a equipe e metas detalhadas para os próximos anos. Trata-se da concretização de um projeto iniciado em janeiro, com a reestruturação integral do setor. Até então, não havia sequer equipe. 

Assertividade

Reformulado, o plano deverá abranger diferentes adversidades climáticas extremas (cheias, vendavais e granizo, por exemplo) e as ações a serem tomadas antes, durante e depois das situações de emergência, desde o resgate e a acolhida até o atendimento psicológico. Também foram mapeadas áreas de risco, principalmente em pontos mais elevados como na localidade de Linha Harmonia. 

Desta forma, busca-se proporcionar uma resposta mais ágil e assertiva para futuras situações de emergência. Ou seja, além do monitoramento a ‘olho nu’ feito na enchente de maio de 2024. Na época, Franck atuava em Estrela, mas auxiliou nos resgates efetuados em Teutônia a partir do avanço das águas do Arroio Boa Vista.

Franck acrescenta que a construção das diretrizes envolveu diferentes setores e se traduz em um planejamento robusto e exequível. Ao mesmo tempo, reforça a importância e o senso de “cultura de Defesa Civil”, até então inexistente no município. Esse sentimento foi reforçado com a aquisição de equipamentos como coletes, elaboração de identidade visual e a própria regulamentação do órgão. 

Por meio da lei 6.390/2025, de 13 de fevereiro, o Executivo estabeleceu a Coordenadoria, que está integrada ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), Conselho com representantes do governo e sociedade civil e até um Fundo próprio para a área. Entre os pontos da legislação, está a definição dos critérios para a elaboração de eventuais decretos de emergência e estado de calamidade pública. 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.