5 de julho de 2025
20ºC | Tempo nublado

TEMPO SEVERO

Defesa Civil reforça alerta de chuva volumosa e risco de temporais

Com precipitações volumosas, todas as regiões gaúchas estão nas condições de alerta e severo

17/06/2025 | 16:09 Atualização: 17/06/2025 | 16:10
Precipitações intensas, nos próximos dias, podem causar alagamentos em perímetros urbanos e até enxurradas - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom
Precipitações intensas, nos próximos dias, podem causar alagamentos em perímetros urbanos e até enxurradas - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

A Defesa Civil estadual atualizou, nesta terça-feira, 17, as previsões hidrológicas e meteorológicas para o restante da semana no Rio Grande do Sul. Devido aos volumes expressivos de precipitação já registrados e a previsão de continuidade das chuvas volumosas até sexta-feira, 20, o Estado segue em status alerta e severo.

Na tarde e noite de terça, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e o fluxo de umidade do norte provocam chuva forte e persistente, com raios, nas Missões, no Oeste, na Campanha, na Costa Doce, na Região Metropolitana, no Vale do Rio Pardo e no Litoral Médio.

Conforme a meteorologista Cátia Valente, há risco de temporais com granizo nas Missões, Oeste, Campanha e Centro. Os volumes variam entre 20 e 60 mm, podendo chegar a 80 mm em áreas do Centro, das Missões, do Noroeste e do Vale do Rio Pardo. Ventos do norte alcançam 50 a 70 km/h na metade Norte.

Quarta e quinta

Na madrugada e manhã de quarta,18, a chuva forte segue no Oeste, nas Missões, no Noroeste, na Campanha, na Costa Doce, na Região Metropolitana, nos Vales e no Litoral Médio e Norte, com raios e chance de granizo.

À tarde e noite, as instabilidades se deslocam para o Centro, para  o Norte, para os Vales, para a Costa Doce e para a Região Metropolitana. Os acumulados variam de 40 a 90 mm/dia nessas áreas, podendo chegar a 140 mm/dia no Noroeste, nas Missões, nos Vales e entorno da Região Metropolitana. Nas demais regiões, ficam abaixo de 40 mm/dia.

Na quinta,19, a chuva persiste com intensidade moderada a forte nas Missões, no Noroeste, no Centro, no Norte, nos Vales, na Serra e no Litoral Norte, com volumes entre 30 e 60 mm/dia, podendo atingir 100 mm/dia em pontos do Noroeste e do Norte.

No Oeste, na Campanha e no Sul, o tempo firme retorna. Na sexta,20, a formação de um ciclone próximo à costa gaúcha mantém o tempo instável.  Chuva moderada a forte atinge o Norte, o Nordeste, a Região Metropolitana, a Costa Doce, o Litoral Médio e parte da Campanha, com acumulados entre 40 e 60 mm/dia, podendo chegar a 75 mm/dia na Costa Doce e no Litoral Médio. Nas demais áreas, chuva fraca a moderada com volumes abaixo dos 40 mm/dia.

Situação hidrológica

A condição hidrológica atual é de rios com tendência de elevação em praticamente todo o Estado, e limiares variando entre normalidade e cota de alerta em função das chuvas dos últimos dias, atingindo cota de inundação no rio Ibirapuitã em Alegrete.

Em função da sequência de precipitações com acumulados elevados nos próximos dias, principalmente no centro e metade oeste do Estado, é indicada as condições de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em Amarelo e Laranja no mapa hidrológico, respectivamente, com risco de ocorrências de alagamentos em perímetros urbanos e enxurradas em virtude de chuvas intensas, cheias e inundações de arroios e pequenos rios que não possuem monitoramento, além como a elevações em rios maiores, que devem variar entre limiares de normalidade e atenção para inundação.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.