5 de julho de 2025
12ºC | Tempo nublado

INFORMATIVO NA HISTÓRIA

Há 10 anos: iniciava a construção da terceira EMEI de Teutônia

A obra representou um investimento superior a R$ 1,4 milhão, com recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e previa uma área construída de 1.323,58 metros quadrados.

07/11/2024 | 17:23 Atualização: 05/03/2025 | 13:58

Há 10 anos: iniciava a construção da terceira EMEI de Teutônia

O Jornal Informativo noticiava o início da construção da terceira Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Teutônia, no Bairro Alesgut. A instituição seguiu o modelo Proinfância B. Localizada na rua Erno Dahmer, ao lado da Escola Municipal Leopoldo Klepker, a estrutura foi projetada para atender até 120 alunos em turno integral. A obra representou um investimento superior a R$ 1,4 milhão, com recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e previa uma área construída de 1.323,58 metros quadrados.

Há 20 anos: motorista de ônibus completava 30 anos de profissão

O Informativo entrevistava um dos motoristas de ônibus mais conhecidos da região para matéria especial na série “Profissões”: Lair Diel, com 60 anos na época e mais de três décadas de estrada, começou sua trajetória aos 16 anos, na década de 60, como cobrador na linha Poço das Antas-Montenegro. Em 1963, cumpriu o serviço militar e, sem perspectiva de seguir como motorista, tentou carreira como jogador no Juventude, em Caxias do Sul. Mas, já com 21 anos, precisou abandonar o sonho. Antes de retornar aos ônibus, Lair viveu em Montenegro, onde trabalhou em um restaurante e em um supermercado, e chegou a abrir uma marcenaria em Poço das Antas. Cinco anos depois, voltou à função de cobrador, desta vez na empresa União, na linha Poço das Antas-Estrela. Em 1972, iniciou como motorista pela União, onde ficou até sua aposentadoria, em maio de 2009, totalizando 37 anos de serviço.

Há 30 anos: era criado o Conselho Municipal de Saúde

Teutônia dava um importante passo com a criação do Conselho Municipal de Saúde. Representantes de diversas entidades ligadas à área reuniram-se para discutir e elaborar a ata que oficializaria o conselho. Pedro Hauschild foi indicado como presidente e Volney Gregorius como vice-presidente da entidade. Naquele momento, o Executivo encaminhava ao Legislativo o projeto de lei para formalizar o conselho, que funcionaria como órgão deliberativo e fiscalizador do Sistema Único de Saúde (SUS), definindo, sobretudo, as prioridades da saúde no município.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.