19 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

INFORMATIVO NA HISTÓRIA

Há 30 anos: Linha Clara temia inclusão forçada a Linha Schmidt

Foi realizada uma eleição por voto secreto, onde 92% dos presentes se manifestaram contra a emancipação.

24/10/2024 | 17:32 Atualização: 05/03/2025 | 13:58

Há 30 anos: Linha Clara temia inclusão forçada a Linha Schmidt

Moradores de Linha Clara estavam apreensivos diante dos rumores sobre a possível inclusão forçada da comunidade na emancipação de Linha Schmidt, atual Westfália. O então prefeito de Teutônia, Elton Klepker, em reunião, esclareceu os questionamentos e, após sua explanação, a comunidade de Linha Clara ficou convencida de que não seria incluída no processo. Foi realizada uma eleição por voto secreto, onde 92% dos presentes se manifestaram contra a emancipação. O prefeito Klepker reafirmou o compromisso de que a vontade da maioria prevaleceria. O presidente da Comissão Emancipacionista de Westfália, Enio Grave, também garantiu que Linha Clara ficaria fora da área a ser emancipada.

]Há 10 anos: Início das obras da interseção de acesso em Westfália

Começavam as obras da interseção que ligaria o acesso de Westfália à RSC-453, a Rota do Sol. Com previsão de conclusão em 90 dias, a obra foi projetada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), com recursos provenientes do pedágio de Boa Vista do Sul. Além da interseção, outros investimentos foram planejados no período, incluindo a revitalização da rua que conecta a Rota do Sol ao Centro, recapeamento asfáltico, pavimentação da ciclovia, melhoria da iluminação pública e ornamentação.

Há 20 anos: Inauguração do Edifício Imperador era destaque

Teutônia vivia um marco na história da construção civil com a inauguração do Edifício Imperador, o primeiro prédio deste porte na cidade. Com uma área total de 8.617,29m², a construção conta com uma estrutura imponente, composta por quatro apartamentos com cobertura, 36 apartamentos, cinco lojas, quatro salas comerciais e dois subsolos, distribuídos em 14 pavimentos. A matéria do Informativo detalhava números impressionantes para a época, como os mais de 400 materiais empregados na obra, o uso de 400,4 mil tijolos e 7.360 sacos de cimento.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.