O município de Paverama agora conta com um novo recurso na área da Saúde: uma Sala de Fisioterapia. Localizado junto à unidade de saúde central, o espaço será inaugurado na tarde desta quinta-feira, 26, às 14h. Após a cerimônia, serão realizados os primeiros atendimentos.
O principal objetivo, conforme a secretária de Saúde, Melissa Hartmann, é suprir a demanda reprimida, que atualmente equivale à 83 pessoas. “Nosso intuito é extinguir a lista de espera e garantir atendimento aos pacientes que sofrem com dores crônicas – característica comum entre os nossos munícipes, em virtude do trabalho na agricultura”.
A criação do ambiente foi viabilizada através de programas de incentivo do Estado, com contrapartida do município. As sessões serão realizadas por uma profissional contratada pela prefeitura, que atenderá diariamente no turno da tarde.
Para usufruir do serviço, o munícipe deverá, primeiramente, passar por consulta com o médico da família, que avaliará o caso individualmente e, se necessário, fará o encaminhamento. O documento entregue pelo médico deverá ser levado à Secretaria de Saúde para autorização.
Economia
A curto prazo, o município estima uma economia de R$ 3 mil mensais, se comparado ao modelo de atendimento anterior, totalmente terceirizado. O valor será empregado em outras demandas da pasta.
A secretária explica que os contratos já existentes com profissionais serão mantidos, mas a prioridade será preencher as vagas disponibilizadas na Sala de Fisioterapia.