30 de agosto de 2025
15ºC | Tempo limpo

de onde vem esse nome?

Episódio 1: Cafundó

Situada na região limítrofe entre Poço das Antas e Barão, localidade oferece natureza abundante. Entre os principais atrativos, uma cachaçaria artesanal

05/05/2025 | 10:39 Atualização: 18/07/2025 | 13:07

Um lugar afastado e de difícil acesso. São essas as características que deram origem ao nome de uma localidade situada na região limítrofe entre Poço das Antas e Barão: Cafundó.

Composta por sete famílias, a comunidade conta com uma capela: a Igreja Três Mártires Riograndenses, também conhecida como igreja de Santa Luzia, em homenagem à padroeira. Toda em madeira, foi construída há quase 100 anos por famílias de origem alemã.

Nos fundos da capela funcionava a Escola Municipal de Primeiro Grau Incompleto Pe. Roque Gonzales, desativada há mais de 30 anos. Atualmente, a estrutura é utilizada somente quando há festas da comunidade.

Entre as principais atrações da localidade, a cachaçaria Cafundó, criada há mais de 85 anos pela família Chies. A primeira pipa de madeira, construída em 1920, ainda faz parte da produção da cachaça.

Banhada pelo arroio Canoas, a localidade tem natureza em abundância. Um espaço maravilhoso para conhecer em um final de semana ensolarado.

 

 

 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.