As obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Westfália iniciaram em maio e têm previsão de conclusão até o fim de 2025. O projeto prevê a construção de cinco novas salas, totalizando 217m² de área ampliada em dois pavimentos. Após a conclusão, o prédio da UBS passará a contar com 1,1 mil metros quadrados de área construída.
Entre os novos espaços previstos, estão um gabinete odontológico, três consultórios médicos e uma sala de observação e procedimentos. No subsolo haverá garagem com três vagas para ambulâncias.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Helena Maria Schneider, a ampliação é estratégica para melhorar a resolutividade dos atendimentos no próprio município. “Ampliando a estrutura física, ganhamos em resolutividade no Posto de Saúde, sem a necessidade de direcionarmos aos hospitais. As casas de saúde têm solicitado aos municípios essa atenção aos atendimentos classificados como eletivos, que não são casos de urgência e emergência. Isso reduz as filas de espera nos hospitais e traz mais comodidade aos munícipes. Há procedimentos que podem ser atendidos nos postos de saúde”, destaca Helena.
O investimento total na obra é de R$ 299,9 mil, com recursos oriundos do Fundo Estadual da Saúde. Já a aquisição de móveis e equipamentos para os novos ambientes conta com aporte de emendas parlamentares e recursos próprios do Município.
“Essa ampliação reflete o nosso compromisso com uma saúde pública mais próxima, resolutiva e humanizada. Investir na UBS é garantir que os westfalianos sejam atendidos com dignidade, sem precisar se deslocar para outros centros. A obra representa mais conforto para os usuários e melhores condições de trabalho para nossos profissionais”, enfatiza o prefeito de Westfália, César Juliano Bloemker.