12 de julho de 2025
13ºC | Tempo limpo

INVESTIMENTO DO ESTADO

Obras do Desassorear RS avançam para segundo trecho em Poço das Antas

Agora, desassoreamento segue no Arroio Boa Vista, na localidade de Mãe de Deus

Por: Assessoria de Imprensa

11/07/2025 | 16:48
Trabalhos começaram nesta sexta-feira. Foto: Paloma Valandro/Assessoria de Imprensa
Trabalhos começaram nesta sexta-feira. Foto: Paloma Valandro/Assessoria de Imprensa

Concluídas as obras do Desassorear RS no Arroio Esperança, iniciaram nesta sexta-feira, 11, os trabalhos no segundo trecho beneficiado pelo programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Poço das Antas. No total, o primeiro ponto desassoreado compreendeu 360 metros de extensão, representando a remoção de 5.722,59m³ de material.

Agora, a desobstrução do curso d’água acontece no Arroio Boa Vista, na localidade de Mãe de Deus. Os serviços ocorrerão num trecho de 224,72 metros de extensão, com a retirada de 1.499,51m³ de volume, e se estenderão nos próximos dias.

As ações são realizadas com acompanhamento da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e contam com apoio técnico do Estado. O prefeito Glicério Ivo Junges, vice-prefeito Leonardo Griebeler,  secretário de Administração, Indústria e Comércio, Romeu Forneck, e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdecir Flach, acompanharam os preparativos para o início do desassoreamento no segundo ponto.

“A ação é muito importante, considerando a quantidade excessiva de material nos arroios. Todavia, num segundo momento teremos que avaliar outros pontos para também proceder com a iniciativa, tendo em vista prevenir novos problemas futuros”, comenta Glicério.

Posteriormente, um terceiro trecho, também no Arroio Boa Vista, receberá os trabalhos. Nas proximidades do Cebovi, numa extensão de 293 metros, deverão ser removidos 2.053,25m³ de material. O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em virtude das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.