21 de julho de 2025
20ºC | Tempo limpo

ECONOMIA

Montadoras pedem isenção de IPI para carros populares sustentáveis

Credenciamento ao programa “Carro Sustentável” prevê benefícios às empresas que fabricarem automóveis mais econômicos no país

Por: Agência Brasil

13/07/2025 | 19:29 Atualização: 13/07/2025 | 20:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

General Motors, Renault, Volkswagem, Hyundai e Stellantis enviaram ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na sexta-feira, 11, o pedido de credenciamento de cinco modelos de veículos de entrada no programa Carro Sustentável.

A ação garante IPI Zero, Imposto sobre Produtos Industrializados, para automóveis mais econômicos e com fabricação no Brasil. Já aqueles que mais poluem terão alíquotas maiores.

Segundo o vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, o programa tem o objetivo de fazer com que a cadeia produtiva de automóveis seja mais inovadora e sustentável, e ao mesmo tempo em que gere empregos e facilite o acesso da população a carros novos, menos poluentes, mais seguros e mais econômicos.

Para fazer parte do programa Carro Sustentável, os veículos devem ter baixos níveis de gás carbônico, conter mais de 80% de materiais recicláveis, serem fabricado no Brasil, e se enquadrarem em uma das categorias de carro compacto.

Quem quiser saber quais modelos serão beneficiados, deve procurar as montadoras.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.