Dois projetos de lei e oito indicações foram aprovados por unanimidade pelos vereadores de Teutônia na sessão de terça-feira, 15. Um dos textos trata da celebração de um convênio entre o Município e a Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol). Entre os pontos, está a autorização para a contribuição mensal no valor de R$1,5 mil, a partir de 1º de agosto de 2025.
Conforme a justificativa, essa pactuação é necessária para promover e coordenar as atividades entre os municípios da microrregião. A entidade foi estabelecida em março deste ano.
O segundo trata da padronização das placas indicativas de nomes de logradouros públicos, com indicações técnicas sobre tipo de fonte do texto, cores e dimensões. Tal proposta visa, além de renovar a sinalização dos locais, possibilitar que empresas e entidades contribuam voluntariamente com as melhorias.
Indicações
Em relação aos pedidos, o vereador Valdir do Amaral (PSD) sugere o recapeamento asfáltico da Rua Leopoldina Musskopf, no bairro Canabarro. Já na indicação, o parlamentar propõe a pavimentação de quatro ruas no mesmo bairro: Edvino Horst, Bruno Driemeyer, Arthur Pilz e Osvaldo Von Muhlen.
Jeferson Luis Körner (PDT) solicita pavimentação da Rua Ilma Schaeffer e do trecho de ligação com a Rua Arnaldo Krug (Rua 31 de Março), também no bairro Canabarro. Neide Jaqueline Schwarz (PSDB) também apresenta duas indicações: a realização de uma campanha informativa sobre a isenção do IPTU, prevista no Artigo 77 do Código Tributário Municipal, e a aquisição de um equipamento detector de vazamentos de água, capaz de localizar com precisão problemas nas tubulações em residências e pátios.
Outras três demandas foram escritas pelo Moisés Cardozo (PSD): reparos no asfalto da Rua 17 de junho, nas proximidades da Loja Maison, sentido Linha Ribeiro; pavimentação de trecho da estrada na Linha Ano Bom, ligação entre Teutônia e Colinas; e o cercamento da praça no Loteamento 8, na Rua Mário Schaeffer. Por fim, Claudia Cristina Frigo (PP) mencionou a necessidade de pavimentação na Rua Emílio Wagner, no Bairro Alesgut.
Tribuna
Werner Wiebusch (PDT), que passou mal na sessão passada, agradeceu o suporte dos colegas e disse estar bem. Também anunciou a vinda de emenda do deputado Pompeo de Mattos (PDT), no valor de R$150 mil, para o Hospital Ouro Branco. Valdir do Amaral solicitou a instituição de uma norma, na qual famílias não sejam citadas na tribuna.
Hélio Brandão da Silva (PSDB) e Moisés Cardozo enfatizaram a necessidade do PA+ permanecer no município, a fim de garantir um suporte maior. Cardozo pediu também a convocação de uma audiência pública para tratar sobre a situação dos agricultores. Neide Jaqueline Schwarz sublinhou a importância da criação do Cartório dos Animais, junto ao prédio da Delegacia, e lamentou ter 18 projetos aprovados que ainda não saíram do papel.
Nerci Engelmann (MDB) sugeriu uma campanha institucional para redução da velocidade na Rua Major Bandeira e instalação de faixa elevada. O presidente, Luias Henrique Wermann (PSD), elogiou o comportamento dos parlamentares durante a sessão, após as polêmicas das semanas anteriores. “Os colegas vereadores me orgulharam hoje, Não precisei tocar a sineta, chamar a atenção. Parabéns a todos por manterem o decoro e a postura”, conclui.