Seis bombeiros civis de municípios da região, que realizaram formação na escola teutoniense Viaseg Safe Job, estão em Portugal desde 18 de junho: Matheus Vinícius Krindges, 22 anos, e Laerson Ludwig, 56 (ambos de Poço das Antas), Vinicius Rodrigues da Silva, 28 (de Teutônia), Ângelo Guilherme Weiland, 32 (de Vale do Sol), Marcio Weiss, 21 (de Sério) e Mauricio Cossul, 26 (de Roca Sales). Eles aperfeiçoam as habilidades de salvamento e aprimoram técnicas de prevenção e combate, atuando como bombeiros florestais nas cidades de Marco de Canaveses e Lousada.
O grupo está tendo contato com o que há de mais moderno em equipamentos para este tipo de ocorrência. Para os seis primeiros, a experiência na Europa é inédita. Já Mauricio Cossul está trabalhando em Lousada pelo terceiro ano, sendo o segundo período como chefe de equipe. O rocasalense é bombeiro desde 2021, iniciou no voluntariado e se formou na corporação civil em 2023.
A atuação da equipe se dá no momento de maior ocorrência de incêndios na região, em pleno verão europeu e temporada turística. O intercâmbio, realizado entre a Viaseg e a empresa portuguesa Emergentendência, funciona há três anos e possibilita aos brasileiros o contato com profissionais altamente capacitados e que ocupam lugar de destaque no âmbito da proteção civil em todo continente europeu.
Além do grande aprendizado profissional, inclusive com certificado de formação, os participantes recebem carteira assinada como bombeiro florestal, acomodação confortável, internet, gás, luz, água e plano de saúde, tudo gratuitamente, além de automóvel para os deslocamentos. A remuneração, em Euros, corresponde a cerca de R$ 7 mil mensais, dependendo do câmbio do período. Para o instrutor e diretor da escola teutoniense, Jair Antônio Kaiber, intermediar esse intercâmbio é gratificante. “O trabalho lá é sensacional e os aprendizados e a expertise que o grupo traz são realmente diferenciados e marcam para a vida toda”. O retorno do grupo está previsto para 5 de outubro.
Em Teutônia, a Viaseg já formou mais de 120 bombeiros e a sétima turma está prevista para iniciar em outubro. As aulas serão sempre aos sábados pela manhã, das 8h às 12h, com sete meses de duração, incluindo dois acampamentos técnicos que se estendem de sábado a domingo ao meio-dia (em datas a combinar, conforme a possibilidade dos alunos).
A sede da empresa teutoniense é na Rua Fredolino Bayer, Nº 36, Bairro Centro Administrativo, em Teutônia. Os contatos para mais informações são pelo fone/WhatsApp (51) 99632-2900.