10 de setembro de 2025
11ºC | Tempo limpo

FUTURO COOPERATIVO

Certel aproxima estudantes da realidade profissional e do Cooperativismo

Iniciativa promove vivência com profissionais de diversas áreas e inspira jovens do ensino médio a refletirem sobre o futuro

Por: Assessoria de Imprensa

25/07/2025 | 12:29
Estudantes visitaram a Certel para um bate-papo sobre profissões. Foto: Bruna Becker/Divulgação
Estudantes visitaram a Certel para um bate-papo sobre profissões. Foto: Bruna Becker/Divulgação

Promover reflexões sobre as possibilidades profissionais e apresentar, na prática, as funções dentro de uma cooperativa. Com esse objetivo, a Certel desenvolve o projeto Futuro Cooperativo, que recebe estudantes do ensino médio de escolas da região para um bate-papo sobre carreira e cooperativismo em sua sede.

Entre maio e junho,  a iniciativa reuniu alunos do terceiro ano das escolas estaduais Reynaldo Affonso Augustin e Gomes Freire de Andrade, dos bairros Canabarro e Languiru, em Teutônia. Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer diferentes trajetórias profissionais a partir do relato de colaboradores da Cooperativa, atuantes em áreas como tecnologia da informação, recursos humanos, contabilidade, varejo, administração, marketing, letras, engenharia civil e engenharia elétrica.

Os profissionais compartilharam suas vivências acadêmicas e de trabalho, destacando conquistas, desafios, mudanças de rumo e a importância da dedicação para entregar um serviço de qualidade — fator que reflete diretamente no atendimento aos associados e à comunidade.

A experiência foi elogiada por professores que acompanharam os alunos. Para a professora de matemática Lígia Andrea Bruxel Stertz, o projeto mostra que o sucesso profissional está ligado à qualidade do trabalho realizado. “É importante que eles conheçam trajetórias e saibam que é possível mudar de carreira ao longo da vida. A Cooperativa tem um papel muito importante. Continuem ajudando a nossa cidade e a juventude”, destacou.

A colega Franciele Rodrigues Ribeiro, também professora de matemática, destacou a forma acessível com que os profissionais apresentaram suas jornadas. “As trajetórias não foram perfeitas nem super planejadas. Eles falaram de erros, acertos e reviravoltas. Eu vi os olhinhos dos alunos brilhando. Hoje, cativar um estudante é desafiador, e mostrar que o sucesso é possível torna tudo mais interessante”.

Para o professor de história e sociologia Murilo Souza, ouvir ex-alunos que hoje atuam na Certel foi um ponto de destaque: “Gerou identificação e incentivo. Aos que tinham dúvidas sobre o cooperativismo ou as áreas da Cooperativa, o projeto foi um ótimo começo.”

O professor de filosofia e sociologia Carlos Henrique Campos reforçou o impacto do projeto na ampliação de horizontes dos estudantes. “Eles perceberam que uma profissão pode ter múltiplos caminhos e possibilidades. O projeto abriu a mente dos alunos para uma visão mais ampla do mercado de trabalho.”

Com uma proposta inspiradora e transformadora, o projeto Futuro Cooperativo reafirma o compromisso da Certel com o desenvolvimento humano e o fortalecimento da comunidade por meio da educação e do exemplo.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.