26 de julho de 2025
18ºC | Tempo nublado

DIA DO COLONO E DO MOTORISTA

Apresentação do STR a convidados abre a comemoração dos “Sabores da Colônia”

Prefeitos, vices, secretários, integrantes de cooperativas e da Emater de Teutônia, Westfália e Poço das Antas prestigiaram evento

25/07/2025 | 14:57 Atualização: 25/07/2025 | 15:00
Lançamento do “Sabores da Colônia” ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, na sede do STR, no Bairro Languiru, em Teutônia | Foto: Marco Mallmann
Lançamento do “Sabores da Colônia” ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, na sede do STR, no Bairro Languiru, em Teutônia | Foto: Marco Mallmann

Um momento de reconhecer e valorizar a importância da agricultura familiar e homenagear o colono e o motorista pela passagem do seu dia. Com estes objetivos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Westfália e Poço das Antas realiza, nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26, o evento “Sabores da Colônia”, que consiste em almoços e cafés coloniais servidos na sede da entidade, no Bairro Languiru.

A aberturam, na manhã desta sexta, reuniu os prefeitos de Westfália, Juliano Bloemker (MDB), e Poço das Antas, Glicério Junges (MDB), os vice-prefeitos de Teutônia, Evandro Biondo (MDB), e Poço das Antas, Leonardo Griebeler (MDB), além de dirigentes das cooperativas Sicredi, Sicoob, Certel, Languiru e Cooperagri, representantes da Emater e secretários municipais, entre outros convidados.

A presidente do STR, Liane Brackmann, enfatizou a importância da agricultura familiar, que representa 27% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho, emprega 670 mil pessoas e ocupa apenas 25% das terras agricultáveis do estado.

A dirigente sindical apresentou um histórico da entidade, criada em 8 de janeiro de 1983, por 803 associados, e que funcionou inicialmente no antigo ginásio da Cooperativa Languiru (em frente à rodoviária) e, depois, numa sala da Escola Alfredo Schneider, no Bairro Teutônia, até inaugurar sua sede própria, em 1986. Lembrou o início da extensão de base em Westfália, em 2001, a abertura da loja no Bairro Canabarro, em 2015, e a extensão de base em Poço das Antas, em 2023. Liane destacou dados do IBGE de 2022, que registram 1.888 estabelecimentos rurais nos três municípios, com mais de 3,5 mil pessoas atuando no setor. Mencionou as principais conquistas alcançadas através do movimento sindical ao longo do tempo, com destaque ao direito à aposentadoria dos trabalhadores rurais e partir de 1988 e regulamentada em 1991, entre outras. Destacou os compromissos da entidade, que atende hoje 1,8 mil associados, dos 16 aos 103 anos, por 17 colaboradores e quatro dirigentes que atuam diretamente.

Também falou sobre as dificuldades e lembrou os recentes golpes ocasionados a associados por cobranças indevidas. Ela criticou políticos nacionais que falaram que os sindicatos e a Contag seriam os autores desses golpes, lamentando que alguns associados se desligaram da entidade em função do ocorrido. “Nós sofremos denúncias, mas, graças ao trabalho dedicado dos colegas do no nosso STR, ficou comprovado que nenhuma delas teve fundamento e foram todas arquivadas”.

Liane comemorou o anúncio, nessa quinta-feira, 24, da aprovação do novo grupo do projeto “Minha Casa Minha Vida Rural”, que contemplará Teutônia e Westfália com a construção de nove moradias nesta fase, sendo que cada uma receberá R$ 75 mil do governo federal, a fundo perdido. Lembrou ainda que, durante o governo Dilma Rousseff, foram investidos mais de R$ 1 milhão na construção ou reforma de mais de 100 casas em propriedades rurais.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.