Em 2024, fomos privilegiados pelas vivências e comemorações do bicentenário da imigração alemã. Da mesma forma, e não menos intensa e importante, neste ano de 2025 comemoramos os 150 anos da imigração italiana.
Os alemães, a partir de 1824, estabeleceram-se no nosso estado e os italianos, a partir da 1875, especificamente na região da Serra Gaúcha. Sem sombra de dúvida, foram as duas colonizações fundamentais e muito importantes para o desenvolvimento e a formação da identidade cultural e econômica da nossa região e do nosso estado. As duas imigrações trazem nas suas origens extremas crises e dificuldades em seus países. Consequentemente, vieram empolgados na esperança por novas oportunidades aqui no Brasil.
A chegada dos primeiros imigrantes italianos, em 1875, aconteceu em Nova Milano, atualmente distrito de Farroupilha. O objetivo do governo imperial era a povoação e a ocupação dos vazios do nosso território, bem como a necessidade do aumento da produção de alimentos. Mais do que isso, os imigrantes italianos, vindos das regiões do Vêneto, da Lombardia e do Tirol, trouxeram habilidades técnicas que aceleraram a industrialização no Brasil, bem como o empreendedorismo nas áreas do comércio varejista, de alimentos e de serviços.
Pela nossa convivência próxima com as comunidades italianas, conhecemos os traços típicos desta região serrana, no que se refere à gastronomia, arquitetura, costumes, e principalmente, à sua língua e às tradições religiosas.
Exemplo típico e prático desta convivência são as várias famílias de descendentes que residem hoje na comunidade onde resido, Linha Clara, município de Teutônia (famílias Radavelli, Docena, Lucca, Riva, Raimundi, entre outras). A maioria destes descendentes veio, inicialmente, para suprir a demanda de mão de obra existente na localidade. Alguns destes casaram, constituíram suas famílias e estão integrados na comunidade, desenvolvendo suas atividades, principalmente na agropecuária.
Poder compartilhar esses marcos históricos destas duas imigrações e reconhecer esses heróis colonizadores, cuja determinação e coragem foram fundamentais, certamente é o maior indicativo e confirmam a importante contribuição da imigração alemã e italiana, em todos os aspectos, e traduzem o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa região e do nosso estado.