4 de abril de 2025
21ºC | Chuva

SABEDORIA E FÉ

A importância da Páscoa

Opinião de Padre Marcos Leandro de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Paverama

Por: Padre Marcos Leandro de Oliveira

27/03/2025 | 15:16 Atualização: 27/03/2025 | 15:25

A Páscoa é a maior festa dos cristãos. Nela vemos que Deus nos ama a tal ponto que deu seu único filho para salvar a humanidade. Sem a ressurreição, vã seria nossa fé. Através da paixão, morte e ressurreição de Jesus, nos damos conta de que temos um Deus próximo, que se rebaixa à nossa condição para que o ser humano possa participar das realidades divinas. E após o período da quaresma, onde preparamos os nossos corações para comemorar a Páscoa, celebramos a Semana Santa, onde vivemos intensamente o mistério pascal.

Na Quarta-Feira Santa, acontece a missa do Crisma, na Catedral São João Batista, em Montenegro. Na Quinta-Feira Santa, em nossa comunidade, celebramos a Instituição da Eucaristia e o ‘lava-pés’. Na Sexta-Feira Santa, acontece a celebração da Paixão. O sábado Santo é o dia da expectativa. Através de uma bela celebração, rica em símbolos, proclama-se a Páscoa. E, no domingo, é o dia da Festa da Páscoa.

A festa da Páscoa é tão grande, tão especial e cheia de significado, que não cabe num dia só. Por isso, a Igreja a celebra durante 50 dias, no Tempo Pascal, que forma um só grande dia de festa. Assim, no segundo domingo da Páscoa, teremos a Festa da Divina Misericórdia, onde, ao confiarmos em Deus, somos confortados com as graças dispensadas por nosso Salvador.

Esse ano, a festa irá se dilatar por conta do Jubileu 2025 e ambos os Apostolados – da Divina Misericórdia e da Oração –, bem como cristãos da nossa diocese e também de dioceses vizinhas irão se encontrar em Bom Retiro do Sul, para juntos celebrar esse belíssimo momento.

No diário de Santa Faustina ouvimos do próprio Senhor: “Na minha festa, na Festa da Misericórdia, percorrerás o mundo inteiro e trarás as almas que desfalecem à fonte da minha misericórdia. Eu as curarei e fortalecerei” (Diário 206).

Que possamos, ao contemplar o Mistério Pascal – Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo –, intensificar nosso relacionamento com Deus e proclamar o amor de nosso Deus misericordioso!

Padre Marcos Leandro de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Paverama

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.