A comunidade de Linha Clara, Teutônia, reviveu, na última sexta-feira, 28 de novembro, a narrativa dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, através do espetáculo “A Saga dos Imigrantes”, que reuniu arte e história com música instrumental e canto coral.
O concerto foi apresentado pela Orquestra de Sopros Wintescheine Brasskapelle (WBK), junto com o Coral Masculino Freudeskreis Deutscher Volkmusik, ambos de Bom Princípio. O grupo, formado por mais de 60 músicos/coralistas, apresentou um vasto repertório da música alemã folclórica e clássica, e que também homenageou Johann Sebastian Bach.
O evento foi promovido pelo Coral da Linha Clara, que completa 135 anos de fundação. A programação teve como abertura a participação do Coral de Linha Clara, juntamente com o Coral Municipal de Teutônia.
O concerto teve apoio do Ministério da Cultura e o espetáculo demonstrou que através da arte o público foi conduzido por um túnel do tempo, construindo uma ponte entre o presente e o passado, contando também com vídeos para a contextualização dos vários momentos da imigração, buscando sempre enfatizar as influências culturais, os legados e as tradições germânicas no decorrer destes 200 anos.
A comunidade típica alemã de Linha Clara foi brindada com este espetáculo, que culminou com as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã.