23 de outubro de 2025
30ºC | Parcialmente nublado

SABEDORIA E FÉ

A vida em Cristo é eterna

Opinião de Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, Bispo da Diocese de Montenegro

Por: Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva

23/10/2025 | 10:02

No próximo dia 2 de novembro, comemoramos a memória de todos os fiéis defuntos. É o dia que popularmente denominamos como Dia de Finados. Este ano, será celebrado num domingo, que é sempre sacramento da Páscoa, ou seja, em todo o domingo recordamos o sacrifício de Cristo e sua Páscoa. Assim, convido a cada leitor(a) a refletir sobre a realidade da morte, que se faz presente em nossas vidas e nossas famílias. Mas, proponho que façamos isso a partir do Mistério de Cristo.

A fé cristã nasce na Páscoa de Cristo, que ilumina toda a sua vida, uma vida de missão e cruz. Por essa razão, também a existência dos cristãos se torna pascal. Isso porque pelo batismo fomos mergulhados na Páscoa do Senhor: “Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova” (Rm 6,5). Esta vida nova é a fé que nos modela pelo Evangelho. É um conformar a nossa existência frágil e mortal diante da Vida Nova que brota da Ressurreição de Cristo, da qual também somos parte. A vida nova em Cristo é o eterno presente no cotidiano de nossa história, pois é por ele que aprendemos o bom caminho e seguimos construindo o Reino de Deus mesmo ainda aqui, e fazemos isso em ação cotidiana, em cada oração, ato de caridade, reunião em comunhão com irmãos e muitas outras situações.

A Celebração da Eucaristia, da qual participamos a cada domingo, é acolher sacramentalmente o Ressuscitado que se faz presente na comunidade dos fiéis, pois Ele é o alimento dos que creem, é esperança na caminhada e que dá sentido à vocação cristã. Em cada gesto de doação, de amor gratuito, de entrega generosa, o Eterno se revela no cotidiano. O último suspiro de amor, de doação e de entrega, é o desabrochar da eternidade. Portanto, uma existência pascal, até que tudo se torne Páscoa no Senhor.

Neste dia 2 de novembro, ao celebrarmos a Eucaristia em nossas paróquias e comunidades, estaremos professando nossa fé na Ressurreição. Afinal, “Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele” (Rm 6,8). 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.