23 de agosto de 2025
20ºC | Tempo nublado

INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA

Acesso a Imigrante receberá investimento de R$ 17,7 milhões

Obras devem começar no início de 2026 e contemplam rampa de escape, instalação de guarda-copos, entre outras intervenções

Por: Assessoria de Imprensa

21/08/2025 | 11:16
Trecho possui descida íngreme e diversas curvas. Fotos: Carla Beckmann/Prefeitura de Imigrante
Trecho possui descida íngreme e diversas curvas. Fotos: Carla Beckmann/Prefeitura de Imigrante
O vice-governador Gabriel Souza anunciou na terça-feira, 19, durante agenda no Vale do Taquari, a liberação de R$ 17,7 milhões para a reconstrução de 4km do acesso a Imigrante, na RSC-453. O investimento será feito por meio do Fundo de Reconstrução (Funrigs) e está assegurado.
A confirmação ocorreu no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, publicado na sexta-feira, 15, por meio da Resolução nº 21/2025 da Secretaria da Reconstrução Gaúcha. De acordo com a obra, será executada dentro do conceito de infraestrutura resiliente, com reconstrução da vida, contenção de encostas, recapeamento, reconstrução de sarjetas,  caixa de desaceleração (rampa de escape)  e instalação de guarda-corpos nos pontos mais críticos, além da ampliação da sinalização viária.
Com os recursos garantidos, a próxima etapa será a tramitação burocrática, que envolve a elaboração do projeto, a licitação e, posteriormente, a contratação da empresa responsável pela execução. A expectativa é de que as obras tenham início já no começo do próximo ano.
O prefeito Germano Stevens destacou a importância da conquista para o município. “Este é um sonho antigo da nossa comunidade. Trata-se de um trecho que já tirou muitas vidas e que sempre foi motivo de preocupação para todos nós. Agora, com esse investimento garantido pelo Governo do Estado, teremos uma estrada muito mais segura e adequada para os motoristas e passageiros que circulam por aqui. É uma grande conquista para Imigrante, fruto do trabalho da nossa Administração e da parceria com o Estado”.
 
Pauta frequente
Os pedidos de intervenção no trecho são uma demanda antiga de moradores e Executivo e ganharam ainda mais repercussão a partir do 4 de abril deste ano. Na data, um ônibus com 40 estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tombou na descida, a cerca de um quilômetro do Cactário Horst. Sete morreram e 26 ficaram feridos.

Trecho em que ocorreu o acidente no dia 4 de abril. Meses depois, marcas ainda são vistas na vegetação

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.