A cada ano em nossas comunidades cristãs o tempo do Advento abre o ano litúrgico e nos prepara para as festividades do Natal do Senhor Jesus.
O advento faz parte do ciclo do Natal, se estrutura em quatro semanas e possui dois tempos distintos, mas também complementares: o primeiro tempo inicia com o 1º domingo do Advento e vai até o dia 16 de dezembro; o segundo vai do dia 17 ao dia 24 de dezembro. Nestes dois tempos são enfocados respectivamente os dois sentidos da espera para a vinda de Jesus Cristo ao mundo: na vez primeira a sua manifestação na fragilidade da natureza humana, assumida no mistério da encarnação; na segunda e derradeira vez, quando virá em glória, como Senhor e juiz da história.
A palavra de Deus que nos acompanhará nos quatro domingos nos ensinará que Jesus não veio somente uma vez. Ele continua vindo. Está presente nos acontecimentos felizes e tristes da nossa vida; está presente em tudo o que acontece no mundo e na Igreja; está presente naqueles que falam de paz, de amor, de reconciliação, naqueles que se esforçam para construir um mundo melhor. Os textos bíblicos do Advento nos convidam também à vigilância, a conservar os olhos bem abertos para descobrir e preparar os caminhos que Jesus escolheu para vir libertar-nos de todos os males, nos quais tantas vezes buscamos a felicidade.
Se no ano que está findando não alcançamos as metas às quais nos propomos, o Advento nos ensina a confiar no futuro, na realização das mais profundas aspirações que habitam o coração humano. Como diz a sabedoria popular: o futuro, a Deus pertence!