A Câmara de Vereadores homenageou, na sessão ordinária da última quinta-feira, 20 de fevereiro, por meio de moção honrosa proposta pela vereadora Ana Sirlei Vargas (MDB), o agricultor Herbi Hörlle, reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento agrícola da microrregião.
Herbi Hörlle, 86 anos, é natural de Taquari, mas cresceu no bairro Morro Bonito, em Paverama. Em sua propriedade, em 1990, foi realizado o “Dia de Campo”, evento que atraiu visitantes de diversas localidades em busca de conhecimento sobre o Sistema de Plantio Direto. A técnica foi introduzida naquele ano, com o intuito de reduzir a erosão do solo, aumentar a produtividade e conservar o meio ambiente.
Entraram na ordem do dia três projetos de lei do Poder Executivo, que foram aprovados por unanimidade. As proposições tratam da extinção de um cargo de engenheiro civil, inclusão de artigo na Lei Municipal nº 2.001/2008, de 10 de outubro de 2008, e criação de contas de despesa e suplementação de recursos por superávit.
Os projetos de lei Nº 12, que dispõe sobre a estrutura administrativa e o funcionamento do Poder Executivo municipal, e Nº 14, que cria dois cargos para Agentes Administrativos e um para Operador de Máquinas, todos com carga horária de 40 horas semanais e remuneração mensal de R$ 2.716,85, ficaram baixados. Foram apreciadas ainda seis indicações dos vereadores José Cassol (PSB), Fernando da Silva (PSDB) e João Devanir Sacks (PT).
Na tribuna, Carlos Alexandre da Silva Dutra (PSDB) demonstrou preocupação em relação à segurança pública após furto em empresa e pediu o retorno da instalação de efetivo da BM no município.
Cristiano Evaldo Keller (PL) anunciou o recebimento de emenda de R$ 50 mil, do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), destinada à Escola Estadual de Ensino Médio Paverama.
Fernando da Silva (PSDB), João Devanir Sacks (PT) e Dionatas Lopes de Souza (Republicanos) estiveram em Brasília em busca de recursos e garantiram que a viagem trará bons resultados. Souza comemorou o retorno da carreteada, nos dias 11 e 12 de abril. Ingrid Marise Strauss (MDB) reforçou a preocupação com os furtos nas localidades.