22 de junho de 2026
12ºC | Tempo nublado

GESTÃO PÚBLICA

AMSOL debate contratos públicos, saúde regional e Defesa Civil

Prefeitos também discutiram captação de recursos e preparação para eventos climáticos durante reunião realizada em Boa Vista do Sul

Por: Assessoria de Imprensa

22/06/2026 | 13:03
Encontro foi realizado em Boa Vista do Sul. Foto: Alana Flores/Assessoria de Imprensa
Encontro foi realizado em Boa Vista do Sul. Foto: Alana Flores/Assessoria de Imprensa

Prefeitos, gestores e servidores que integram a Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol) participaram, nesta segunda-feira, 22, em Boa Vista do Sul, de uma capacitação sobre fiscalização de contratos administrativos. A atividade foi promovida pela DPM Educação e teve como foco o aperfeiçoamento da gestão pública.

Um dos cursos abordou aspectos técnicos e legais relacionados à gestão e à fiscalização contratual. A palestra foi conduzida por Léris Camarãn e reuniu representantes municipais envolvidos diretamente com processos administrativos e acompanhamento de contratos públicos.

Após a capacitação, os prefeitos realizaram a reunião mensal. Entre os assuntos discutidos estiveram recursos do FUNDEF, programas estaduais e federais, verbas do FUNRIGS e a captação de recursos por meio de emendas parlamentares.

A pauta regional também incluiu a busca de investimentos para o Polo de Saúde do Hospital Ouro Branco, tema já recorrente. Os gestores trataram da importância de uma articulação conjunta para ampliar o acesso a recursos voltados à saúde regional.

Outro ponto abordado foi o papel estratégico de Teutônia em situações de emergência. Por não estar localizada em área diretamente atingida por enchentes, o município foi citado como possível ponto de apoio e atendimento a populações de localidades afetadas por eventos climáticos extremos.

Os participantes também discutiram a formação de coordenadores municipais de Defesa Civil, com foco na prevenção, preparação e resposta a eventos climáticos adversos. A qualificação das equipes foi apontada como medida necessária para melhorar a atuação dos municípios em situações de risco e na gestão dos recursos públicos.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.