A região sedia a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente (CIMA), promovida pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Com o tema “Emergência climática – O Desafio da Transformação Ecológica”, o evento ocorre no dia 12 de fevereiro, no auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h.
A CIMA tem como objetivo mobilizar a comunidade regional para a discussão de propostas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e à implementação de ações inovadoras e sustentáveis.
Serão debatidos cinco temas principais. São eles:
- Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa;
- Adaptação e Preparação para Desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos;
- Justiça Climática: superação das desigualdades;
- Transformação Ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social e
- Governança e Educação Ambiental: participação e controle social.
A programação conta com a participação da comunidade, de membros do poder público e de especialistas que, durante o período da manhã, explanarão sobre os assuntos. Já à tarde, grupos de trabalho, formados conforme interesse do inscrito, irão discutir sobre a temática do eixo e propor ações em âmbito regional.
Após votação das ações propostas em plenária, serão definidas as 10 prioridades para serem levadas à Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para março, na qual serão estabelecidas as diretrizes para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30). Além disso, serão eleitos delegados que representarão cada eixo de trabalho na etapa estadual.
Segundo o presidente da AMVAT, Sidinei Moisés de Freitas, a decisão de realizar uma conferência intermunicipal visa proporcionar um espaço coletivo para a construção de soluções efetivas, visto o curto prazo para a realização de conferências municipais. “É uma oportunidade única para debater soluções climáticas e contribuir para um Vale do Taquari mais sustentável e resiliente”.
Inscrição
A participação é gratuita e aberta ao público a partir dos 16 anos, incluindo representantes do poder público, sociedade civil, organizações não governamentais e empresas privadas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente de forma online pelo site da AMVAT e no portal Brasil Participativo.