Moradores da localidade de Boa Vista, no interior de Poço das Antas, lamentam o fechamento de um antigo educandário. Com mais de 60 anos, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Valentim Schneider não terá as aulas retomadas em 2025. O principal motivo é a baixa quantidade de alunos.
Em 2024, o educandário teve menos de 10 estudantes matriculados em turmas multisseriadas, de 6º ao 9º ano. Neste ano, os alunos precisaram ser transferidos para outras escolas da região.
Na semana passada, a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) informou ao município que, para retomar as aulas no local, seria necessário atrair mais alunos. Na tentativa de aumentar o número de matrículas, a comunidade contatou famílias cujos filhos estudam em outra escola do município para transferi-los para a Valentim Schneider. A iniciativa, no entanto, não teve sucesso.
O destino da estrutura será definido nas próximas semanas. A intenção do município é assumir o local, mediante sessão de uso, e utilizá-lo para outras atividades.