12 de setembro de 2025
20ºC | Tempo limpo

RISCO À SAÚDE

Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha

Segundo a agência, nenhum dos produtos tem eficácia comprovada, tampouco qualidade e segurança

Por: Agência Brasil

04/09/2025 | 12:09 Atualização: 04/09/2025 | 12:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, importação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso de medidores de glicose que prometem funcionar sem o uso de agulha.

A decisão atinge os produtos Anel para Acupressão Glucomax; Glicomax, Glucomax e Glucomax Pro, que vêm sendo anunciados em sites de compras online e em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok.

Segundo a Anvisa, nenhum dos dispositivos tem registro sanitário ou comprovação científica de eficácia. Apesar disso, os anúncios divulgam que os equipamentos seriam capazes de medir níveis de glicose, oxigênio e até atividade cardíaca apenas com o uso de um anel, sem necessidade de furar o dedo. Muitas campanhas ainda utilizam imagens de pessoas famosas para induzir os consumidores ao erro.

A agência reforça que produtos sem registro não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia. Logo, representam riscos à saúde.

Orientações

Denúncias sobre produtos irregulares podem ser feitas diretamente à Anvisa, pela Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.