20 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

ASSOCIAÇÃO DA ÁGUA

APDL aposta em tecnologia para minimizar perdas de água

Novos equipamentos garantem mais eficiência no abastecimento e precisão no controle de consumo. Investimentos ajudam a reduzir desperdícios, localizar problemas e coibir irregularidades

27/02/2025 | 14:13 Atualização: 27/02/2025 | 14:19
Macromedidores fazem o controle entre a quantidade de água na rede e o volume entregue às propriedades | SARA ÁVILA
Macromedidores fazem o controle entre a quantidade de água na rede e o volume entregue às propriedades | SARA ÁVILA

Com objetivos de gerar economia e preservar o meio ambiente, a Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL) investe na aquisição de equipamentos de tecnologia sofisticada para aprimorar o controle de vazão na rede de abastecimento. Parte dos aparelhos já foi instalada e está em funcionamento, contribuindo na identificação de problemas que possam causar perdas de água.

Foram adquiridos quatro macromedidores e a associação prevê a compra de outras quatro unidades. Ainda para este ano, a APDL também investirá em sensores de pressão de rede. Integrados ao Centro de Controle Operacional, esses equipamentos permitem um monitoramento mais eficiente do sistema de distribuição de água aos associados, bem como um mapeamento mais preciso dos eventuais problemas.

Os macromedidores fazem o controle entre a quantidade de água injetada na rede e o volume entregue às propriedades. A rede é organizada em blocos, cada um com um aparelho. Quando há diferenças entre a informação do macromedidor e a soma dos volumes de água que chegam aos associados de cada bloco, as equipes conseguem fazer buscas mais direcionadas, cientes de que naquela área pode estar acontecendo alguma falha, como pontos de vazamento ou desvios.

Os sensores de pressão de rede também reforçarão o controle do sistema de distribuição. Com base na pressão considerada normal para cada período do dia, esses dispositivos permitirão a constatação imediata de oscilações atípicas, que podem ser sinais de alguma anormalidade. Quando instalados, auxiliarão no monitoramento em tempo real sobre o fluxo de água nos reservatórios e o quanto é injetado na rede.

Eficiência e otimização

Também está em andamento a substituição gradual e constante de hidrômetros antigos. Com o tempo, esses equipamentos passam a medir volumes menores do que os reais, devido ao desgaste do mecanismo interno, o que pode impactar a precisão do controle de consumo. A renovação dos hidrômetros visa, portanto, garantir medições mais exatas e maior transparência na distribuição aos associados.

Combate às ligações clandestinas

Embora seja crime e passível de penalidades previstas, tanto na legislação quanto no Estatuto e Regimento Interno da APDL, as ligações clandestinas ainda são uma realidade. Casos de desvios ilegais – conhecidos como “gatos” – ocorrem com frequência e comprometem o controle real do volume de água consumido nas propriedades.

Quando essas irregularidades são identificadas, os responsáveis são notificados e sujeitos a multas, além do enquadramento nas normas internas da associação para o pagamento da infração. Se houver caracterização de furto de água, a APDL formaliza a ocorrência com registro policial, e o infrator deve responder judicialmente.

A associação solicita o apoio da comunidade para denunciar eventuais perdas de água, seja por vazamentos, perdas de água ou ligações clandestinas. Conforme Landmeier, o trabalho conjunto entre associação e comunidade ajuda muito para ampliar o controle de perda e inibir o desperdício de água potável.

Os relatos podem ser feitos pelos telefones (51) 99880-1857 e (51) 3762-1146, ou diretamente no escritório da entidade.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.