Depois do dia mais quente desde o fim do verão no Rio Grande do Sul, quando a temperatura se aproximou dos 40ºC em pleno outubro, a segunda-feira, 6, começou com temporais generalizados que provocaram estragos em diferentes pontos. A instabilidade marcou a chegada de uma frente fria e o início de uma ampla mudança nos termômetros.
Ao longo do dia, as chuvas persistem e poderão isoladamente elevadas. A nova massa de ar substitui a quente e, além de gradativamente afastar as nuvens carregadas, deve provocar queda brusca na temperatura. A tal ponto que nas madrugadas de terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, as mínimas ficarão abaixo ao redor ou abaixo dos 10ºC em quase todas as regiões, como no Vale do Taquari. Há chance de geada devido ao céu limpo e vento fraco. Pontos da Serra, Campanha e Serra do Sudeste poderão registrar entre 3ºC e 5ºC.
Ao contrário do inverno, a incursão de ar frio será relativamente curta. A partir de quinta-feira, 9, a sensação térmica voltará aos padrões da primavera, com tardes agradáveis e que serão mais quentes a cada dia. Para a sexta-feira, 10, e sábado, 11, a Meteorologia também prevê sol e poucas nuvens. Nestes dias, as máximas deverão ficar acima dos 25ºC, o que vai favorecer a ocorrência de novas pancadas de chuva no decorrer do fim de semana.