10 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

Geral

As intervenções propostas no Plano de Concessões melhoram a Via Láctea e a Rota do Sol?

23/01/2025 | 09:37 Atualização: 05/03/2025 | 14:37
Depoimentos do povo
Foto - Juliana Mallmann

"As melhorias propostas atendem parcialmente às necessidades da Via Láctea e da Rota do Sol. A duplicação de trechos e a substituição da ponte sobre o Arroio Boa Vista são avanços significativos, mas a ausência de viadutos para travessias diretas e o impacto da tarifa de pedágio de R$ 3,81 por eixo geram preocupações. Para atender plenamente às demandas regionais, é fundamental ajustar o plano com base nas necessidades específicas da comunidade e nas particularidades dessas rotas estratégicas. "

Juliana Mallmann - Teutônia

Foto - Clóvis Braga

"Ao apreciar o projeto, identifiquei passarela ou travessia elevada no trevo Languiru/Alesgut. Este é o maior fluxo de pedestres na Via Láctea e creio que a prioridade deve ser dada aos pedestres pois, na transposição da Via Láctea, estes são os que estão mais vulneráveis e merecem maior atenção! As demais modificações são boas ao meu ver, desde que tenham validação técnica. "

Clóvis Braga - Teutônia

Foto - Eduarda Altmann Krützmann

"A Via Láctea e a Rota do Sol são vias muito importantes para o escoamento da produção do município de Teutônia e região, e é fato que necessitam de investimentos para comportar o fluxo diário de veículos que trafegam nessas vias. Entretanto, neste momento, é necessário cautela e uma análise crítica dos nossos representantes políticos e líderes regionais, especialmente no que se refere ao valor da tarifa do sistema free flow, que apesar de moderno e bem-intencionado, pode acabar elevando ainda mais os custos para quem produz e para quem consome. "

Eduarda Altmann Krützmann - Teutônia

Foto - Dionisio Meurer

"Penso que as melhorias propostas façam sentido, considerando o crescente e intenso tráfego que acontece nesse trecho da Via Láctea, justamente porque esse é o trecho principal que interliga todos os bairros de Teutônia e usamos todos os dias para ir trabalhar, por exemplo. Porém, a proposta de melhoria há de ser justa: de nada adianta a instalação de pedágios e cobranças de tarifas para cada passagem se o retorno não é equivalente. Ninguém quer pagar mais caro para andar nas mesmas estradas. "

Dionisio Meurer - Teutônia

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.