A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa aprovou, nessa quarta-feira, 24, o projeto que oficializa a “Rota dos Capitéis”, que engloba nove municípios da Serra e um do Vale do Taquari, entre eles Boa Vista do Sul e Imigrante. São 252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas e 16 igrejas que buscam resgatar a fé e a tradição dos imigrantes italianos. A inauguração ocorreu em maio, na cidade de Monte Belo do Sul.
Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Pinto Bandeira e Santa Tereza também fazem parte. Planejada para c0ntemplar diferentes meios de turismo, a rota possui 64 eixos circulares, ou seja no território de cada município, e a regional. Somadas, chegam a 2.367 KM.
São 533 km para caminhadas, cicloturismo (772 km) e veículos motorizados (1.063 KM). Já a regional prevê 15 trechos para caminhada (330 km) e 10 para ciclistas (350 km), passando por áreas rurais e urbanas, sempre com início e término em Bento Gonçalves.
Autor da matéria, o deputado Guilherme Pasin destacou que a Rota dos Capitéis foi idealizada pelo jovem empreendedor do setor vitivinícola, Adriano Miolo, e resgata as “particularidades da colonização italiana” e estimula o desenvolvimento econômico. Ainda, lembrou a passagem dos 150 anos da chegada dos imigrantes ao Rio Grande do Sul. O projeto vai à sanção do governador Eduardo Leite.