28 de agosto de 2025
19ºC | Tempo limpo

PARABADMINTON

Atleta de Paverama lança campanha para representar o RS em campeonatos nacionais

Tais da Costa Silva busca apoio financeiro para custear viagem ao Mato Grosso e ao Rio de Janeiro

Por: Sara Ávila

09/06/2025 | 17:17 Atualização: 09/06/2025 | 20:59
Atleta de Paverama lança campanha para representar o RS em campeonatos nacionais
Atleta de Paverama lança campanha para representar o RS em campeonatos nacionais

Com apenas 15 anos, a paveramense Tais da Costa Silva dá mais um passo importante em direção à realização do sonho de se tornar uma atleta de alto rendimento. Após seis meses de treinamentos, ela foi convidada a participar de dois campeonatos nacionais, fora do RS, na modalidade parabadminton. Para viabilizar as viagens, a família busca apoio financeiro de empresas, amigos e conhecidos.

Entre os dias 25 e 28 de agosto, a jovem competirá na II Etapa Nacional de Parabadminton 2025, promovido pela Confederação Brasileira de Parabadminton (CBBd). Com ela, outros cinco atletas da Associação Esporte+. O evento ocorre em Cuiabá, Mato Grosso, e ganha ainda mais importância por marcar o aniversário de Tais, comemorado no dia 27.

Já em dezembro, ela representará o estado no X Brasileiro de Parabadminton e V Campeonato Brasileiro “Diego Mota” de Jovens, que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de dezembro na Arena Carioca 2, na capital Rio de Janeiro.

“É muito gratificante ver onde estou indo com meu esforço”, afirma Tais. Ela treina parabadminton duas vezes por semana, em Porto Alegre, em um projeto de extensão universitária chamado “Escola de Esportes Adaptados e Paralímpicos”, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid) da Ufrgs. Nos outros dias, dedica-se ao voleibol sentado e à natação.

Na rotina, conta com o apoio da mãe, Regina Quadros, que a acompanha em todos os treinos. “Me orgulho em ver ela indo tão longe”, destaca a massoterapeuta.

A treinadora de parabadminton, Aline Strapasson, comemora o desempenho de Tais. “Ela tem muita perspectiva de sucesso. Por isso, é importante que ela participe de grandes campeonatos”, completa.

Pix solidário

Regina ressalta, no entanto, que os custos com transporte, hospedagem e alimentação são altos e a família não tem condições de financiar as viagens. Na tentativa de arrecadar o montante necessário, estimado em R$ 5 mil, lançou uma campanha de “Pix Solidário”.

As doações podem ser enviadas para a chave Pix 031.993.500-03 (CPF), registrada em nome de Tais da Costa Silva. “Qualquer valor é bem-vindo”, destaca a mãe.

Além disso, a atleta busca por patrocínios empresariais. O primeiro foi firmado nesta segunda-feira, 9, com a academia Movimento, de Paverama. Instituições interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99635-3266 ou pela conta no Instagram @silvataisdacosta.

História de superação

Tais é um exemplo de superação e fonte de inspiração para crianças, jovens e adultos. Diagnosticada com câncer aos 6 anos de idade, precisou ter parte da perna direita amputada.

Com o objetivo de fortalecer o coto e ganhar mais resistência para praticar atividades físicas, começou a fazer aulas de natação. “Algumas semanas depois, eu já estava nadando mais rápido que todas as meninas que faziam aula comigo”, destaca ela.

Em 2022, começou a praticar vôlei sentado e, no final de 2024, parabadminton. Atualmente, já conquistou 23 medalhas – a maioria de ouro – pela Equipe Super Lego e pela Associação Esporte+, ambas de Porto Alegre.

 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.