13 de outubro de 2025
26ºC | Tempo limpo

FISICULTURISMO

Atleta do Vale é tricampeã no Sul-Americano Profissional da IFBB

Com raízes em Teutônia, Larissa Dick, foi modelo internacional dos 16 aos 20 anos. A pandemia foi o estopim para a guinada na carreira

24/09/2025 | 11:19

Larissa Dick | Foto: divulgação

A fisiculturista Larissa Dick, 25 anos, conquistou, no domingo, 21, o título de tricampeã no Campeonato Sul-Americano Profissional da International Fitness and Bodybuilding Federation (IFBB), em Quito, no Equador. 

Ela já havia subido ao local mais alto do pódio nas duas edições anteriores do torneio: em 2023, no Peru, e em 2024, no Paraguai. Larissa compete na categoria Bikini, que é para competidoras com o corpo slim, mais alongado e elegante.

Filha do teutoniense Charles Dick e da lajeadense Nadiani Wendt, Larissa reside em Lajeado. Ela iniciou carreira como modelo internacional, em 2016, quando tinha 16 anos. Construiu carreira na China, em cidades como Shanghai, Guangzhou, Hangzhou e Hong Kong, na Coreia do Sul, na Tailândia, nas Filipinas e também na Itália, em Milão. 

Virada de chave

“No final dos meus contratos na China, um pouco antes da pandemia, eu já estava exausta da rotina e acabei me desgostando. Comecei a treinar e acabei indo para as Filipinas, onde iniciei a praticar o boxe, o que foi uma terapia para a minha cabeça”. A aleta conta que conheceu o fisiculturismo na internet, pouco antes de tentar retornar para a Coreia do Sul. Com o visto negado, por causa da covid-19, foi comunicada por sua agência de que teria que interromper os trabalhos e retornar ao Brasil. “Muito do meu interesse veio porque, como perdi o gosto por ser modelo, comecei a olhar para mim e me sentia muito magra, inferior. Passei a não gostar mais de mim. Daí, em algum momento, virou uma chave na minha cabeça e peguei gosto por um físico mais cheio. Daí comecei a treinar para adquirir massa muscular”. 

Com um 1,75m de altura e um biotipo de pessoa magra, Larissa passou dos 49kg, da época de modelo, para 65kg, que é o peso que atinge na época em que está construindo massa muscular, mas que reduz para 60kg às vésperas dos campeonatos. No início, quando o esporte ainda se tratava de um hobby, a atleta teve que fazer muitos investimentos para participar das competições amadoras. “Desde que participo da liga profissional, em 2023, quando obtive o Pro Card, passei a obter retorno financeiro. São competições realizadas sempre fora do Brasil e recebo hotel, acomodações e premiações em dinheiro. Vejo isso como um trabalho também. Sempre escolho os campeonatos mirando o primeiro lugar, o que, graças a Deus, vem dando certo”, destaca.

Larissa treina na academia Engenharia do Corpo, de Lajeado, orientada pelo treinador Jhonny-JholBest, que é natural do Mato Grosso. Para quem está começando no fisiculturismo, ela sugere não desistir nos momentos difíceis, uma vez que essa modalidade exige disciplina, paciência e constância. “Cada esforço vale a pena quando você vê sua evolução, tanto física quanto mental”, garante. 

Aproveitando os ensinamentos do mundo da moda, a fisiculturista desenvolve, atualmente, um curso de poses para atletas e também para meninas que procuram mais desenvoltura nos palcos e nas passarelas. Ela pretende continuar crescendo dentro do esporte, seguir sendo uma referência para quem sonha em competir e também ajudar outras pessoas a acreditarem no próprio potencial. “Tenho ainda o desejo de unir minha trajetória na moda com o fisiculturismo, conectando essas duas áreas e, mais para frente, voltar a morar fora e atuar no esporte, levando comigo essa paixão que me move todos os dias”, completa.

CONQUISTAS NO AMADOR:

Gaúcho (4/7/21) = 1º lugar Júnior; 1º lugar Sênior; e campeã Overall;

Brasileiro (29/821) = 1º lugar Júnior; 1º lugar Sênior; e campeã Overall;

Copa dos Campeões (28/11/21) = 1º lugar Júnior; 1º lugar Sênior; e campeã Overall;

Brasileiro (30/7/22) = 1º lugar Sênior; e campeã Overall;

Universe (18/8/23) = 1º lugar Sênior; e campeã Overall;

CONQUISTAS NA LIGA PROFISSIONAL

Arnold Classic Europe PRO (14/10/23) = 7º lugar entre 21 atletas; 

Sul-Americano PRO Peru (12/11/23) = 1º lugar;

Sul-Americano PRO Paraguai (15/9/24) = 1º lugar; 

Arnold Classic Europe PRO (13/10/24) = 2º lugar; 

Mr. & Ms. Argentina PRO (3/11/24) = 1º lugar 

Musumeci Argentina PRO (4/8/25) = 1º lugar 

Sul-Americano PRO Equador (21/9/25 = 1º lugar

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.