Duas atletas da Apae Teutônia participaram, de 25 a 31 de janeiro, do Camping Escolar Paralímpico 2026, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. Estefany Semler da Silva, da modalidade Futebol PC, e Keila Luana Demarchi, da Bocha Paralímpica, estiveram acompanhadas pela assistente desportiva Anelise Schmitzhaus Demarchi, que é mãe de Keila. Elas avaliaram a semana de aperfeiçoamento:
“Aprendi bastante coisas novas que eu não sabia ainda sobre o Futebol PC, como alongamentos, mobilidade, fundamentos, finalizações e brincadeira novas, como drible, por exemplo. Realizei entrevista, mantive contato com a nutricionista, fiz muitas amizades novas com os técnicos, que foram muito legais. Amei ter ficado essa semana lá e quero ir novamente para o camping no próximo ano.” (Estefany Semler da Silva)
“Pratico a Bocha Paralímpica desde 2021. A semana no camping escolar foi muito intenso, com diversos treinos. Aprendi muita coisa que eu não sabia sobre a modalidade com os melhores treinadores. Aprendi também como um atleta deve se alimentar, sobre a importância da qualidade do sono e também realizamos práticas de como arbitrar o jogo. Os pais também entraram nessa dinâmica e eu pude experimentar um pouco como é a rotina de um atleta da seleção brasileira. Foi uma experiência incrível e eu e minha mãe estamos muito felizes por ter participado pela primeira vez do evento.” (Keila Luana Demarchi)
“Foi uma semana de muito aprendizado. Aprendi muita coisa sobre a bocha, sobre estratégias da prática esportiva, que a Keila já conhecia, porque treina duas vezes por semana na Apae Teutonia com os professores Alex e Evelin. Nós pais também treinamos bocha e arbitragem, porque não é só o atleta que precisa aprender: todos precisamos e com isso a gente acaba gostando cada vez mais. Fiquei muito feliz de ter acompanhado minha filha nessa etapa tão importante.” (Anelise Schmitzhaus Demarchi)