A culminância das atividades da tradição germânica do Tiro ao Alvo é o Baile do Rei, momento em que se reúnem os atiradores e simpatizantes deste esporte, para coroar os melhores atiradores do ano. No nosso contexto, este momento será vivenciado na comunidade de Linha Clara, Teutônia, no próximo dia 1º de março.
Na nossa região, a única comunidade que mantém a prática deste legado do Tiro ao Alvo, na categoria carabina apoiada, é a de Linha Clara.
A Sociedade de Atiradores (Schützenverein), fundada em 1910, deu origem, em 1959, à Associação Cultural e Recreativa de Linha Clara e mantém viva a tradição do tiro, com treinos mensais, a competição do Tiro-Rei, culminando com a realização do Baile do Rei.
O evento inicia com a recepção ao Rei, Dalvane Wehrmeier, e toda a corte dos melhores atiradores – definida na competição do Tiro Rei, que foi realizada no dia 29 de setembro de 2024. A comitiva se reúne às 18h, no Bairro Languiru. Após, se dirige à sede social em Linha Clara, onde acontece a coroação dos integrantes da nova corte 2024/2025.
Além do Rei, a corte é composta pelas seguintes pessoas: Mildi Wilsmann (Rainha), Eloir Rückert (1º Cavalheiro), Vilson Wiebusch (2º Cavalheiro), Deise Brackmann (1ª Princesa), Daiane Stapenhorst (2ª Princesa) e Adêmio Krützmann (Melhor Atirador).
Findada a coroação, com a colocação dos broches e fotos dos atiradores com seus padrinhos, inicia a janta, ao preço de R$ 60,00. Às 22h, ocorre o baile, tendo na animação o Musical Monte Claro.
Ariberto Magedanz Professor e regente de corais aribertomagedanz@yahoo.com.br