Na coluna anterior, escrevi sobre a importância das oficinas de música. Sobre aprender a tocar um instrumento, se dedicar, se envolver e, através disso, ser presenteado com os benefícios que a música promove. O assunto que trago neste momento representa a continuação do fazer música, das oportunidades que surgem para o estudante e o profissional da área da música. Falando mais especificamente, dos benefícios que temos em participar de um grupo de música, seja como uma banda, orquestra, grupo instrumental, retratando a música feita de maneira coletiva.
A possibilidade de participar de um grupo musical nos oferece uma experiência incrível e enriquecedora
Vai muito além de tocar um instrumento ou cantar. É uma oportunidade de crescimento pessoal e musical, no qual se aprende a trabalhar em equipe, a aprimorar habilidades de comunicação, desenvolvendo respeito e cooperação com os demais membros. Além disso, interagir com diferentes estilos e gêneros musicais amplia o horizonte artístico de cada integrante, proporciona momentos de lazer, aprendizado e conexão emocional através da música. Um dos momentos mais importantes para a evolução musical ocorre no ensaio, o treino em grupo de um repertório escolhido para apresentar ao público.
Podemos dizer que os ensaios representam a parte inferior e submersa de um iceberg, oculto aos olhos do público, mas que demandam de muitas horas de dedicação e estudo; já a parte superior do iceberg, representaria a apresentação do trabalho, um show ou um concerto do grupo de música, um tempo bem menor de duração, em comparação a toda a preparação do espetáculo. Seja cantando ou tocando um instrumento, as apresentações musicais são momentos mágicos, que proporcionam experiências únicas e incríveis. Os diferentes lugares que a música nos leva ficam marcados em nossa memória. Além de poder compartilhar sua paixão pela música com outras pessoas, as apresentações são ótimas oportunidades para aprimorar suas habilidades artísticas e ganhar mais confiança no palco. Sem falar na emoção de sentir a energia do público e, no final, receber aquele aplauso empolgante.
Todos esses benefícios descritos acima encontramos em nossa região, com diversos grupos ativos, que se dedicam ao amor que têm pela música. Para as crianças e jovens, a possibilidade de crescimento e amadurecimento; para adultos, uma atividade que proporciona a sensação de bem-estar e benefícios cognitivos. Não há dúvidas de que fazer parte de um grupo musical pode ser uma experiência transformadora e gratificante.
Lucas Augusto Welp Educador musical lucaswelp@gmail.com