20 de fevereiro de 2026
24ºC | Parcialmente nublado

40º BPM DE TEUTÔNIA

Brigada Militar lança Operação Volta às Aulas

Presença de policiais militares no entorno das escolas, no início e no final dos turnos letivos, tem o objetivo de fortalecer o vínculo com alunos e professores

20/02/2026 | 11:55 Atualização: 20/02/2026 | 15:15

Promover a segurança nas imediações das escolas, inibir a circulação de pessoas estranhas ao ambiente e aproximar os soldados dos estudantes e da comunidade. Estes são os principais objetivos da Operação Volta às Aulas, lançada simbolicamente pelo 40º Batalhão de Polícia Militar, de Teutônia, na manhã dessa sexta-feira, 20, no Pavilhão Multiuso, junto à prefeitura.

O responsável pelo 40º BPM, capitão Walesko Baroni Gomes, destacou que a educação é um dos pilares fundamentais da sociedade. “Onde existe a educação deve existir também proteção. É por isso que a presença da polícia militar no ambiente escolar vai muito além do policiamento ostensivo. Ela representa um compromisso permanente com a vida, com o futuro de nossas crianças e adolescentes e com a construção de uma comunidade mais segura e integrada”.

O capitão Baroni lembrou que a Brigada Militar desenvolve diversas ações durante o ano voltadas à comunidade escolar, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e palestras, além das rondas escolares. Ele aproveitou para agradecer à equipe de brigadianos que realiza patrulhas escolares nos 11 municípios que compõem a área do 40º BPM, que são: Teutônia, Westfália, Paverama, Poço das Antas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Colinas, Bom Retiro do Sul, Taquari e Tabaí. 

O vice-prefeito e secretário de Educação de Teutônia, Evandro Biondo, reiterou que o trabalho para organização do ano letivo inicia muito antes da chamada volta às aulas e que a parceria com a BM é muito importante. “Só por estarem ali, na frente das escolas, já é um motivo de mudança total no ambiente, porque a gente se sente seguro. As pessoas que talvez pensariam em fazer alguma coisa que não é devida já vão pensar duas vezes”, completou.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.