7 de fevereiro de 2026
23ºC | Tempo nublado

TEUTÔNIA

Cães em situação de abandono são resgatados no Bairro Alesgut

Operação foi realizada na tarde dessa sexta-feira, 6, por fiscais ambientais da Prefeitura e apoio da Brigada Militar

Por: Assessoria de Imprensa

07/02/2026 | 12:17 Atualização: 07/02/2026 | 12:49
Cadela e filhote estavam presos no pátio e eram alimentados por vizinhos. Foto: Reprodução/Prefeitura de Teutônia
Cadela e filhote estavam presos no pátio e eram alimentados por vizinhos. Foto: Reprodução/Prefeitura de Teutônia

Dois cães em situação de abandono foram resgatados no Bairro Alesgut, em Teutônia, na tarde dessa sexta-feira, 6, após denúncias de  moradores. O caso foi acompanhado pela Fiscalização Ambiental da Prefeitura, com apoio da Brigada Militar.  Responsáveis deverão responder criminalmente.

De acordo com o Executivo, a cadela e o filhote permaneciam presos no pátio da residência, sem os cuidados adequados. Apesar de estarem abrigados e nutridos, a assistência vinha sendo prestada principalmente por vizinhos. Ao ser contatada, a tutora teria informado que retornaria em alguns dias e que haveria outra pessoa encarregada de alimentar os animais.  No entanto, a situação se agravou após um dos animais ser esfaqueado, o que acelerou a intervenção das autoridades.

Após a ação, a cadela e o filhote foram encaminhados ao local de acolhimento da APANTE, onde recebem atendimento veterinário e os cuidados necessários. A Prefeitura enfatiza a importância da denúncia em casos de abandono ou maus-tratos. As ocorrências podem ser comunicadas ao Setor de Fiscalização do Meio Ambiente, que realiza a vistoria e adota as medidas cabíveis.

Somente em 2025, o município recebeu 94 denúncias relacionadas a maus-tratos a animais. Deste total, oito resultaram em notificação oficial, enquanto as demais foram consideradas improcedentes ou solucionadas por meio de orientação e acompanhamento dos tutores, sem necessidade de penalização.

Animais foram encaminhados à Apante. Foto: Reprodução

 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.