7 de setembro de 2025
21ºC | Tempo nublado

WESTFÁLIA

Câmara aprova criação da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Grupo será responsável pela relação de medicamentos essenciais, controle dos itens e assessoramento direto à Secretaria da Saúde

05/09/2025 | 09:58 Atualização: 05/09/2025 | 10:18
Foto: Ana Sofia Büchele/Divulgação
Foto: Ana Sofia Büchele/Divulgação

Quatro projetos de lei foram aprovados por unanimidade pelos vereadores de Westfália na sessão do dia 4 de setembro. O principal trata da criação da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), composta por quatro membros (farmacêutico, médico, enfermeiro e dentista).  

Este grupo deverá elaborar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), promover o uso racional dos itens e assessorar diretamente a Secretaria da Saúde. Os componentes não serão remunerados. Conforme o Executivo, o objetivo é ampliar a transparência, o embasamento técnico sobre padronização, aquisição  e prescrição dos medicamentos e  qualificar a assistência.  

Os demais abordam a liberação de até R$22 mil para a 4ª Noite da Mulher Westfaliana, que ocorre em 3 de outubro,  e  a mudança de data do Passeio Ciclístico, de 11 para 5 de outubro. E a abertura de crédito especial no valor de R$527,72, valor referente a recurso não utilizado durante a execução da Lei Paulo Gustavo e que será restituído ao Governo Federal. 

Também foi aprovado o pedido de informação de Diego Antônio Radavelli (PP) acerca de supostas exclusões de arquivos digitais nas Secretarias de Educação e Saúde entre outubro e dezembro de 2024, com a relação dos itens, as datas e se existem backups ou cópias de segurança nos sistemas das respectivas pastas

A Casa deu sinal verde ainda para a moção de pesar, sugerida por Gilberto Pott (MDB), pela morte do avicultor Evanor Jair Horst, proprietário da Granja Horst, vítima de um acidente em sua empresa no dia 17 de maio. Neste caso, chama a atenção o fato de a proposição ter sido feita somente quatro meses depois, algo  incomum para os padrões legislativos.  

Tribuna

Evandro Ahlert (PSDB) mencionou que uma comitiva de parlamentares estará em Brasília nos próximos dias. Segundo ele, trata-se de ação estratégica por conta dos recursos limitados do município. Sobre a moção de pesar, Gilberto Pott afirmou que Evanor exerceu seu trabalho com “excelência” e contribuiu para fortalecer a economia local. 

Já Alexandre Grana (PP) e Diego Antônio Radavelli criticaram a denúncia de nepotismo na saúde, que levou, por recomendação judicial, ao afastamento do médico responsável pelos atendimentos, até que a situação seja averiguada. Cerca de 60 moradores estão na fila de espera. Radavelli, assim como em sessões anteriores, rebateu falas da vereadora Anelise Grimm Horst (MDB).

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.