Os vereadores autorizaram, na sessão ordinária da noite dessa terça-feira, 7, dois projetos de lei do Executivo. Ambos foram aprovados por unanimidade. O Legislativo ainda deu aval para nove indicações, duas moções de pesar e dois pedidos de informação.
O primeiro (Nº 58) autoriza a continuidade da cessão de uso do imóvel do município para a Associação Abrigo Comarca de Teutônia, mantenedora do Abrigo Estrelas do Amanhã, localizado na Vila Popular, no Bairro Canabarro. A associação é composta pelos cinco municípios que compõem a Comarca – Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Westfália e Imigrante – e, atualmente, seis menores encontram-se no abrigo.
O segundo (Nº 59) autoriza o Poder Executivo a permutar área de terras no Bairro Teutônia, o que permitirá a extensão da Rua 20 de Setembro. Conforme a justificativa, a ampliação da via “é de suma importância para a melhoria do fluxo viário no Bairro, que se intensifica a cada dia, sendo que a área se encontra na projeção viária municipal”.
Tribuna
Entre os parlamentares que usaram a tribuna, Milton Stahlhofer (PL) falou sobre seu pedido de informação, em que solicitou dados da prefeitura sobre os programas e auxílios disponíveis no âmbito da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente para os produtores rurais. Mencionou ainda a festa de 150 anos da escola Andrade Neves, em Linha Boa Vista Fundos, neste sábado, às 14h, e o 16º Jantar Baile da Comunidade Católica do Loteamento 8.
Neide Schwartz (PSDB) destacou a atividade realizada no dia anterior pelo movimento RS Pedágios Não, na sede do Legislativo, no dia anterior. Segundo ela, o valor de R$ 3,3 bilhões que o governo gaúcho planeja destinar à concessão das rodovias estaduais, a partir do Fundo Rio Grande, deveria ser utilizado diretamente em melhorias nas estradas.
Moisés Cavalinho (PSD) alertou para o aumento dos casos de dengue no município, ressaltando que a prefeitura tem adotado as “medidas cabíveis”. Citou a aquisição de um pulverizador de larvicida para tentar conter o avanço da doença. Antecipou que será feita uma alteração no trânsito de Bairro Canabarro, na Rua Dom Pedro II, estabelecendo mão única entre a Rua Capitão Schneider e a Travessa Tiradentes.
Cavalinho falou também sobre as condições da sede do Samu, que segundo ele precisa de melhorias ou uma reforma. Prometeu a busca de recursos para a construção de um pista atlética no município, de forma a contemplar os atletas que praticam o esporte na cidade.
Valdir do Amaral (PSD) afirmou que haverá melhorias na infraestrutura nas imediações do CCT Querência Amada, no Bairro Canabarro. Manifestou preocupação sobre a quantidade de demandas na área da saúde. Exaltou a importância da classe empresarial e dos agricultores, e o retorno que geram ao poder público para custeio dos serviços.
Nerci Engelmann (MDB) destacou o início da construção de novo posto de saúde no Bairro Canabarro, com previsão de entrega para início de 2026. Falou que os trabalhos de desassoreamento do Arroio Boa Vista. Segundo ele, a grande quantidade de cascalho retirada poderá ser aproveitada para melhorias em ruas do interior, de modo a evitar problemas durante o período mais chuvoso do inverno.
Outros destaques
Os vereadores aprovaram o pedido de informação de Neide Schwarz, em que ela solicita ao Executivo dados sobre a quantidade de cargos em comissão (CCs) contratados desde o início deste ano, de funções gratificadas (FGs), bem como o valor total gasto com esses servidores.
Sessão foi marcada por entrega de distinção ao atleta David da Silva Nunes, que participou da meia-maratona de Berlim, na Alemanha, onde alcançou a 2ª posição entre os 372 brasileiros participantes. O reconhecimento foi proposto por Cavalinho.
Pedido de Informação
Duas moções de pesar, de autoria de Cavalinho, também foram aprovadas em virtude dos falecimentos de Noêmia Eggers e Altair Luiz Holscher.