Em agosto e setembro, peregrinei a Santiago de Compostela, na Espanha, caminhando os 800 km do milenar Caminho Francês. Após muitas estradas, rodovias e trilhas, passando por grandes cidades e pequenos povoados, com suas montanhas, vales e planícies, sob o sol, a chuva e os ventos, no dia 18 de setembro, cheguei ao túmulo do Apóstolo São Tiago Maior. Lá, rezei a Santa Missa, me confessei e venerei o primeiro apóstolo martirizado, sepultado naquela linda catedral. Quero partilhar com você três ensinamentos que experimentei nessa jornada. Muitas fotos e vídeos partilhei nas redes sociais (@padregabrielzb).
“Por Cristo, Com Cristo e Em Cristo”: esse foi o lema que vivi nos 33 dias de caminhada, nesse retiro espiritual que fiz com o coração e com os pés, para celebrar meus 10 anos de padre.
“Por Cristo”: foi por causa de Jesus que escolhi fazer o Caminho. Caminhar com o objetivo claro de chegar a Santiago de Compostela me ajudou a superar os desafios diários. Aonde você quer chegar em sua vida?
“Com Cristo”: sei que Ele caminhou comigo. Sei também que somos seres de relação e pude, muitas vezes, ao caminhar com tantas pessoas diferentes, encontrar Jesus no próximo. Com quem você está partilhando o caminhar da sua vida?
“Em Cristo”: Jesus ensinou que Ele é o caminho (Jo 14,6). O Caminho de Santiago tem suas belezas, seus desafios, e suas famosas “setas amarelas”, que indicam a direção correta. Para chegar à Catedral de Compostela, bastou manter-me no Caminho. Qual a direção que você está escolhendo para sua vida?
Que Deus lhe abençoe e guarde!
Padre Gabriel Zucki Bagatini Reitor do Seminário Maior São João Batista, de Viamão @padregabrielzb