Iniciou nesta semana e será desenvolvido até setembro, o projeto “Cenários Sustentáveis: Arte e Educação para um Futuro Consciente”. Contempladas com um investimento de R$ 200 mil do Fundo Social do Sescoop/RS, as atividades promovidas pela Cooperativa irão conscientizar mais de 10 mil crianças e adolescentes de escolas da rede pública sobre sustentabilidade e cooperativismo.
Voltado para municípios da área de abrangência da Certel, com destaque para as localidades impactadas pelas enchentes, o projeto envolve apresentações teatrais e musicais, oficinas de produção de instrumentos recicláveis e palestras informativas. O projeto será desenvolvido em Teutônia, Lajeado, São Francisco de Paula, Venâncio Aires, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Encantado e Arroio do Meio.
“Integramos arte, teatro, música e educação ambiental como ferramentas de transformação, proporcionando uma experiência lúdica, educativa e impactante, reforçando o compromisso da Cooperativa com um futuro mais sustentável”, destaca o presidente, Erineo José Hennemann. O vice-presidente, Daniel Luis Sechi, complementa que “precisamos pensar o amanhã promovendo mudanças hoje, através de uma educação de qualidade, cultura, arte, consumo responsável e impulsionando comunidades de forma objetiva.”
Atividades promovem a criatividade e a sustentabilidade
Cada município receberá apresentações do espetáculo teatral “Arte Recriada: Transformando o Mundo com Criatividade Sustentável”, elaborado pelo diretor teatral e produtor cultural, Marcelo Brentano. Também serão promovidas oficinas práticas de construção de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e sucata, incentivando a reutilização e a criatividade dos alunos, com o professor Harry Everton Baukat. Além disso, haverá palestras informativas sobre sustentabilidade e Cooperativismo, com a engenheira ambienta da Recic Soluções Ambientais, Luana Vanessa Hermes. O objetivo é promover a reutilização, a criatividade e a responsabilidade socioambiental, fortalecendo a consciência coletiva.
Fundo Social: impacto positivo nas comunidades
Em 2025, o Fundo Social do Sescoop/RS destinou R$ 3 milhões para 17 Cooperativas nas áreas de educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas em diferentes regiões do Estado.