23 de agosto de 2025
20ºC | Tempo nublado

ALMOÇO EMPRESARIAL

CIC Teutônia debate modelo de negócio chinês

Diretor-geral do Grupo Medical San, Fernando Röhsig trouxe impressões sobre sua missão técnica realizada no país asiático em 2024

Por: Marcel Lovato

21/08/2025 | 09:02 Atualização: 21/08/2025 | 17:31
Röhsig enfatizou a importância de fazer negócios com todo o mundo. Foto: Marcel Lovato
Röhsig enfatizou a importância de fazer negócios com todo o mundo. Foto: Marcel Lovato

Com o tema “Empresas, Estado e Estratégia: O Modelo Chinês em Perspectiva”, a CIC Teutônia realizou, nessa quarta-feira, 20, o sexto almoço empresarial do ano. O evento foi conduzido pelo conselheiro de administração e diretor-geral do Grupo Medical San, Fernando Röhsig. Temas como inovação, governança corporativa, competitividade, gestão e infraestrutura pautaram a apresentação.

Röhsig compartilhou suas impressões acerca do país asiático, onde esteve entre outubro e novembro de 2024 em jornada técnica. Ele enfatizou que a palavra de ordem na nação de 1,3 bilhão de habitantes é “Ecossistema”, pois inúmeras empresas investem em um conjunto qualificado de parceiros para fortalecer os negócios. Nesse sentido, mostrou o case da Medical San, que fomenta acordos locais e internacionais.

Na sequência, mostrou o domínio de gigantes, como a BYD, que detém a fabricação dos veículos de todo o transporte público do país, e a Tencente, empresa de tecnologia responsável pelas redes sociais, aplicativos de mensagens e até os meios de pagamento digital.

O palestrante mencionou embora o regime político seja comunista, a economia é amplamente capitalista. Também apresentou o conceito de “Duas Chinas”, aquela vista pelo exterior, onde tudo parece funcionar, e a real, que embora seja altamente desenvolvida, enfrenta alto custo de vida e problemas como baixa taxa de natalidade. “Não se sabe exatamente o que acontece por lá”, afirma Röhsig.

Segundo Röhsig, o principal objetivo da explanação é trazer informações desses dois lados para que os empresários analisem e adaptem-as às operações. Ainda, exaltou a importância de fazer acordos com todo o mundo e não contribuir para que o “Brasil perca para si mesmo”, mencionando que o país corre risco ao pensar primeiro na política e depois na economia.

Mais de 600 associados

Durante o almoço, o presidente da CIC, Jairo Sperotto, anunciou a marca de 603 associados. O número superou a meta estipulada de 600, estipulada no começo do ano. Conforme o dirigente, isso demonstra o quanto a entidade tem a confiança dos empresários e comunidade em geral, bem como simboliza o trabalho “agregador realizado nos últimos anos”.

A iniciativa conta com o patrocínio de Certel, CLS Contabilidade, Colégio Teutônia, Cresol, Dinda Card, Fabricato Pré-Moldados, Reinigend, Sicredi, Terraplanagem Teutônia, Teutoaço, Univates e Zart Supermercados.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.