Na tarde dessa quarta-feira, 17, foram assinados os contratos para construção de cinco casas pelo programa Minha Casa Minha Vida Rural (MCMVR) no município de Westfália. As famílias de Eldo Altevogt e Alexandre Fritscher (ambos de Linha Berlim), Macedo Horst (Linha Schmidt Alta), Clari Maurer (Linha Frank) e Milton Meireles (Linha Paissandu) receberão R$ 75 mil cada, a fundo perdido, para construção de residências de 60 metros quadrados. O recurso será investido na compra dos materiais de construção e as famílias serão responsáveis pela contratação da mão de obra. O prazo de conclusão é de oito meses.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Westfália e Poço das Antas, Liane Brackmann, enfatizou a importância e a satisfação em poder tornar possível, a essas famílias, a realização do sonho da casa nova. Ela também enalteceu o trabalho da equipe do STR para providenciar, junto aos beneficiados, toda a documentação necessária encaminhada à Cooperativa Habitacional de Agricultura Familiar (Coohaf), junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetag-RS). Somadas às quatro famílias beneficiadas em Teutônia, ainda no mês de agosto, serão nove famílias contempladas, num total de R$ 675 mil em investimentos do governo federal, sem necessidade de devolução.
Além da equipe do STR e da Caixa Econômica Federal de Teutônia, que intermedia os contratos e o encaminhamento dos recursos, participaram do ato de assinatura o chefe da Casa de Governo no Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, o presidente da Coohaf, Juarez Cândido, o prefeito de Westfália, Juliano Bloemker, e demais integrantes do governo local.