O município de Teutônia agora conta com um centro especializado em saúde materno-infantil. Localizada na Rua Daltro Filho, no Bairro Teutônia, a Clínica Florisbela será oficialmente inaugurada nesta terça-feira (25), mas profissionais já atendem no local desde o dia 14 de fevereiro.
A proprietária, Rose Halmenschlager, afirma que o empreendimento representa a realização de um sonho. Planejado por muitos anos, o projeto saiu do papel em 2024, quando ela decidiu iniciar a construção do prédio e buscar parcerias para formular sua equipe.
Rose é enfermeira obstetra, consultora de amamentação e professora universitária na Univates. Possui especializações em saúde da família e gestão. Para o mestrado, escolheu saúde materno-infantil e já está cursando um doutorado na mesma área. “Eu estou na enfermagem há mais de 25 anos. Desde que eu comecei a exercer a profissão, sempre me interessei pela área materno-infantil. Era o que ‘mexia’ comigo”, destaca. Há 10 anos, Rose atende em seu próprio consultório, oferecendo consultoria de amamentação, preparo para o parto, cursos de gestante e shantala.
O período em que atuou no setor público – cerca de 15 anos – serviu como inspiração para a clínica. “Nas unidades básicas de saúde tínhamos uma equipe multiprofissional. Sempre quis trazer este modelo para o sistema privado”, ressalta.
A Clínica Florisbela conta com enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, médica de família, ginecologista obstetra e farmacêutica, sendo todas mulheres já com experiência na área materno-infantil. “Conversei com profissionais que eu gostaria que trabalhassem comigo e, felizmente, antes de concluir a obra eu já estava com a equipe completa”.
Outro diferencial da Florisbela é a sala de vacinas. “Nós oferecemos tanto as vacinas para a gestante, quanto para as crianças, após o nascimento, proporcionando um cuidado especial no momento da aplicação” enfatiza.
“Quanto mais fortalecermos o começo da vida, mais adultos saudáveis teremos no futuro”
Rose destaca ainda que é preciso desenvolver um trabalho de conscientização sobre a importância de promover a saúde através da prevenção. “Dando a devida atenção aos primeiros meses de vida, é possível mudar toda a história de uma pessoa”.
A profissional explica que a amamentação é crucial para o fortalecimento da saúde humana. “Hoje sabemos que o aleitamento materno evita mais de 70% das internações hospitalares por infecções respiratórias; e mais de 50% das internações hospitalares por diarreia”.
Segundo ela, muitas mulheres deixam de amamentar por falta de orientação adequada. “Eu já atendi muitas pacientes com lesões e dores, já desistindo da amamentação. Casos que poderíamos ter evitado, mas a mãe não tinha consciência da importância de ter o suporte de um profissional. A amamentação deve ser prazerosa para a mulher também”, completa.