4 de abril de 2025
22ºC | Chuva

CONTEÚDO DE MARCA

CMC completa 25 anos impulsionada por inovações e compromisso social

Da concepção do projeto à sua execução, entrega e regularização. Empresa com sede em Teutônia se destaca em proporcionar soluções técnicas que aliam qualidade, eficiência e agilidade. Com portfólio de obras relevantes e ações filantrópicas, empreendimento contribui com o desenvolvimento regional

12/09/2024 | 16:49 Atualização: 30/01/2025 | 10:50
Com sede no Centro Administrativo, CMC conta com equipe multidisciplinar e atende clientes dos Vales do Taquari e Rio Pardo,  Serra e Região Metropolitana
Com sede no Centro Administrativo, CMC conta com equipe multidisciplinar e atende clientes dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Serra e Região Metropolitana

Uma empresa dedicada a projetar e realizar sonhos com responsabilidade, compromisso e impacto social. Com esse propósito, a CMC Edificações e Engenharia chega nesta semana a um quarto de século de trajetória, consolidada como uma das principais empresas do seu segmento no interior do estado.

Localizada em Teutônia, o empreendimento abrange os Vales do Taquari e do Rio Pardo, Serra e Região Metropolitana. Atende clientes interessados em investir em projetos de engenharia e arquitetura, bem como obras, para moradias, ampliações, reformas, espaços comerciais, estruturas industriais, instituições bancárias, entre outros. Oferece também serviços especializados na elaboração de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e outros projetos de regularização.

“Nosso cliente vem com uma expectativa, um sonho familiar, que é construir a sua casa para morar ou a sua sala comercial, por exemplo. Muitas vezes, é o investimento de uma vida inteira. Este sonho, para nós, é muito valioso, porque temos o desafio de viabilizá-lo, dar a esse sonho a materialidade”, sintetiza o diretor Ivandro Carlos Rosa.

Realizar o desejo do cliente começa por transformá-lo em um projeto técnico completo, que esteja em consonância com as características do terreno e apto a obter todas as licenças necessárias junto aos órgãos competentes. Mais do que isso, é preciso garantir-lhe eficiência e viabilidade econômica, de modo a atender as necessidades, dentro de uma estratégia de engenharia que persegue sempre a melhor relação custo-benefício.

Origens

Tudo começou em 9 de setembro de 1999, quando os irmãos Ademir e Volmir da Rosa fundaram o empreendimento, no Bairro Canabarro, com enfoque em projetos e obras convencionais no setor da construção civil. O período inicial do negócio coincidiu com a finalização do curso superior em Engenharia Civil do primo Ivandro Carlos Rosa, que logo assumiu como responsável técnico da empresa. Três anos depois, Ivandro Carlos adquiriu o negócio e até hoje é o diretor da empresa.

Os primeiros anos foram dedicados a obras públicas por licitações, construção de postos de combustíveis, espaços comerciais e industriais. Entre 2002 e 2009, destacam-se obras importantes para o município, como a construção do primeiro módulo da CIC Teutônia, o supermercado da Cooperativa Languiru (hoje Passarela), no Bairro Languiru, a sede da Consertel, no Bairro Teutônia, e a unidade da Beira Rio, no Bairro Canabarro.

Em 2012, a empresa mudou o endereço para o ponto atual, no Centro Administrativo. Em área de maior visibilidade e mais próxima da prefeitura, dando mais agilidade aos trâmites com o poder público. Nesse período teve início um processo de transição e reposicionamento da marca, que impulsionaria o empreendimento a um novo patamar de mercado.

“Nosso cliente vem com uma expectativa, um sonho familiar, que é construir a sua casa para morar ou a sua sala comercial, por exemplo. Este sonho, para nós, é muito valioso, porque temos o desafio de viabilizá-lo, dar a esse sonho a materialidade” – Ivandro Carlos Rosa – Diretor da CMC

Transição aos pré-moldados

Atenta às transformações do setor, a CMC percebeu uma oportunidade de mercado de grande potencial na área de pré-moldados. Por meio da industrialização da maior parte do processo construtivo, seria possível encurtar a duração da obra, dar dinamismo aos atendimentos, gerar eficiência e economicidade, com garantia de segurança e qualidade.

“No modelo convencional, uma obra simples pode levar, às vezes, até seis meses para ficar pronta. No sistema industrial, por outro lado, a dinâmica é muito mais rápida. Faça chuva ou faça sol, os pré-moldados são industrializados dentro da fábrica, levados de caminhão e montados em um período que pode ser de uma semana. Depois são realizados os trabalhos complementares”, explica o diretor.

Durante cerca de quatro anos, a etapa de fabricação dos pré-moldados era terceirizada a empresas parceiras. Até que em 2016, surge a Fabricato, para suprir a demanda da CMC, de modo a proporcionar autonomia e ainda mais capacidade de atendimento às demandas do mercado.

A experiência de Ivandro Carlos Rosa como professor na Univates, nos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, foi importante para perceber as tendências do setor e o potencial de mercado, bem como para promover a transição do modelo convencional de obra para o sistema industrial. Nos laboratórios da universidade, inclusive, foi criada a “receita de bolo” para proporcionar o concreto ideal utilizado pela fábrica, com as características desejadas, como textura, resistência e plasticidade, dentro daquilo que é exigido por lei.

Da concepção ao Habite-se

Uma equipe multidisciplinar de alta competência, tecnologia de ponta, equipamentos e softwares sofisticados elevam a qualidade de entrega da CMC Engenharia e Edificações. Com a Fabricato como aliada para o processo industrial, a empresa está habilitada a atender de forma plena as necessidades do cliente.

Da concepção do projeto à verificação do solo, para propor as melhores soluções na relação custo-benefício; da modulagem em 3D da planta baixa à obtenção das licenças junto aos órgãos competentes, da fabricação dos artefatos à edificação; e, por fim, a obtenção da carta de habitação (Habite-se) junto ao poder público.

Todas as etapas ficam a cargo de uma empresa com expertise e credibilidade reconhecidas para a melhor condução e encaminhamentos. “Trabalhamos para a realização completa do sonho do cliente”.

Ações filantrópicas

Com um amplo portfólio de realizações e projetos importantes em andamento, a CMC contribui com o desenvolvimento regional, não apenas ao projetar e erguer obras de relevância, que fazem parte do cotidiano das cidades onde atua, mas também com ações filantrópicas que visam melhorar o ambiente no qual está inserida.

Nesse aspecto destacam-se projetos doados pela empresa, como o prédio da Brigada Militar, no Centro Administrativo, o espaço do Centro Cultural Tradicionalista (CCT) Querência Amada, no Bairro Canabarro, bem como da pista de tiro de laço da entidade, e o 1º PPCI da Câmara de Vereadores. Conforme Ivandro Carlos Rosa, muitos projetos foram facilitados a instituições religiosas, a baixíssimo custo, como PPCIs, ampliações e projeções de novos templos.

No contexto pós-enchente, a empresa se dispôs, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Bebidas e Alimentos, a prestar apoio técnico a empresas que tiveram suas estruturas atingidas e precisaram de projetos de reconstrução. Foi o caso da Vinagres Prinz, de Lajeado, empreendimento de mais de 90 anos, que foi duramente impactado e contou com a ajuda da CMC para os estudos iniciais, concepção e desenvolvimento de projetos de implantação, de terraplenagem e de viabilidade e orçamento, além dos encaminhamentos junto ao BNDES.

“Sempre tivemos esse olhar social de pensar que estamos inseridos em uma comunidade e precisamos contribuir, de forma voluntária, por meio do nosso trabalho técnico”, completa Ivandro Carlos Rosa.

Origem e trajetória

  • 1999 – Fundação da CMC Edificações e Engenharia por Ademir e Volmir da Rosa, com engenheiro Ivandro Carlos Rosa assumindo a responsabilidade técnica.
  • 2002 – Ivandro Carlos Rosa adquire o negócio e se torna o diretor da empresa.
  • 2002-2009 – Realização de projetos significativos, como o prédio da CIC Teutônia, o supermercado da Languiru, Consertel e Calçados Beira Rio.
  • 2012 – Mudança para o atual endereço no Centro Administrativo e início do reposicionamento de marca.
  • 2012-2016 – Fabricação de pré-moldados realizada por empresas terceirizadas.
  • 2016 – Criação da Fabricato para industrialização de pré-moldados, aumentando a autonomia e capacidade de atendimento da CMC.

Diferenciais

  • Experiência e tradição: Mais de 25 anos de atuação no mercado, com trajetória consolidada desde 1999.
  • Inovação em construção: Uso de pré-moldados para soluções mais rápidas e eficientes, por meio da Fabricato.
  • Qualidade técnica: Soluções técnicas que combinam qualidade, eficiência e agilidade; equipe multidisciplinar e tecnologia de ponta.
  • Compromisso com o cliente: Transformação de expectativas em projetos viáveis; foco na melhor relação custo-benefício.
  • Responsabilidade social: Portfólio de projetos e obras relevantes, além de ações filantrópicas em apoio a instituições e demandas comunitárias.

Saiba mais sobre a CMC:

  • Site: https://cmcedifica.com.br/
  • Facebook: CMC Edificações e Engenharia
  • Instagram: @cmcedifica

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.