27 de agosto de 2025
22ºC | Parcialmente nublado

Educação e família

Colégio Teutônia abre segundo semestre com aula inaugural sobre o legado dos pais

Palestra destacou a importância do tempo de influência dos pais, da transmissão de valores e da parceria com a escola

27/08/2025 | 10:49
Pais da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram da palestra “Tempo para o legado” | Foto: Emely Santos/divulgação Colégio Teutônia
Pais da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram da palestra “Tempo para o legado” | Foto: Emely Santos/divulgação Colégio Teutônia

Na noite desta terça-feira, 26, o Colégio Teutônia realizou a aula inaugural do segundo semestre letivo, reunindo pais da Educação Infantil ao Ensino Médio no Auditório Central. Na ocasião, foi ministrada a palestra “Tempo para o legado”, com o professor e palestrante Jones Brandão, gerente de ensino e inovações educacionais no grupo Arco Educação.

A diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, destacou a importância do momento de reflexão sobre o papel enquanto pais. “Considerando que o tempo passa muito rápido, precisamos valorizar momentos de convivência únicos e insubstituíveis com nossos filhos. Que esta noite seja um espaço de fortalecimento, de inspiração e significado”, afirmou.

Pai do Teo (10) e da Sofia (15), Brandão trouxe exemplos pessoais para ilustrar sua fala. “Há 15 anos iniciei minha jornada da paternidade e hoje convivo com a adolescência dentro de casa. Precisamos saber lidar com nossos filhos, entender e ser sensíveis a eles. De alguma maneira vamos sendo influenciados enquanto crianças ao longo dos anos, e hoje somos nós que influenciamos nossos filhos. Mas chega a hora em que eles começam a trilhar seu próprio caminho. Nesse momento precisamos dar suporte, não apenas direcionar”, ressaltou.

Entre os pontos centrais, o palestrante frisou a importância de aproveitar bem a “janela de influência” que os pais têm na formação dos filhos, além de limitar o uso de telas e redes sociais. “É um lugar perigoso para nossos filhos. Dar limite é coisa de quem ama, e precisamos usar”, pontuou. Definindo legado como princípios e valores que serão transmitidos à próxima geração, Brandão lembrou que todos deixarão uma marca. “O ‘não’ é um limite didático para formar cidadãos equilibrados. O que decidimos fazer com o tempo com nossos filhos é nossa responsabilidade como pais”, disse.

O palestrante também reforçou a parceria entre escola e família. “Família e escola são um encontro maravilhoso que faz com que nosso legado seja ainda mais potente, que juntos têm a força de uma conspiração do bem em favor dos nossos filhos”, destacou. Ao longo da fala, Brandão alertou para as diferenças entre gerações e defendeu que pais construam pontes para compreender melhor o mundo em que seus filhos vivem. “Para sermos bons pais, às vezes é importante voltar para o ‘banco escolar’ para se atualizar. De forma gradativa e humana vamos deixando um legado”, complementou.

Encerrando a palestra, o professor enumerou dicas práticas para um legado positivo: ao acordar, seja o motivador, coloque uma música, dê um abraço e não acorde com gritos; durante a refeição, seja o integrador, crie rituais, promova diálogos e valorize a presença; dentro do carro, seja o curioso, faça perguntas abertas, escute com atenção e também compartilhe; durante um tempo em casa, seja o técnico, identifique interesses, celebre o progresso e permita autonomia; à noite, seja o recreador, aproveite jogos em família, instigue a culinária divertida e tenha, por exemplo, noites de dança; e antes de dormir, seja o inspirador, plante sementes de sabedoria e transmita segurança emocional.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.