O Colégio Teutônia investe na implantação de dois novos ambientes de laboratório para qualificar as atividades práticas dos cursos Técnico em Eletrotécnica e de Técnico em Eletromecânica. Os espaços terão áreas de 80 m² e 28 m², sendo este último destinado a práticas de soldagem e usinagem de precisão, com sistema de exaustão.
Esses espaços ficarão no subsolo do novo prédio localizado em frente à escola. No período noturno, serão utilizados pelos cursos técnicos e, durante o dia, atenderão as formações de qualificação do Centro de Eletricidade, ampliando o uso da estrutura ao longo da semana.
As obras de adequação iniciaram neste mês e devem ser concluídas até 18 de fevereiro. Após essa fase, será feita a instalação de equipamentos, painéis, sistemas de automação e motores elétricos. Parte desse processo contará com a participação de estudantes e professores como atividade prática dos cursos.
A diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, destaca que o investimento é resultado de um planejamento construído ao longo do tempo. “O novo laboratório tem como objetivo otimizar, em um mesmo espaço, as funções de laboratório e sala de aula. Trata-se de um ambiente amplo e integrado, pensado para que os conteúdos teóricos sejam aprendidos no próprio local e, na sequência, aplicados imediatamente na prática, sem a necessidade de deslocamento, o que qualifica o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Segundo a instituição, a ampliação busca atender à demanda das empresas locais, que exigem cada vez estudantes capacitados com competências técnicas alinhadas à realidade do mercado de trabalho. Desta forma, a proposta é oferecer o desenvolvimento de habilidades em um ambiente controlado e compatível com situações encaradas na rotina do setor.
Já o coordenador dos cursos Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração, Anderson Habekost, destaca que a iniciativa acompanha a complexidade crescente dos sistemas industriais e contribui para o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo setor produtivo, ampliando as oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho.