A Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (Amevat) promove, entre esta sexta-feira, 21, e sábado, 22, o 11º Seminário Regional de Meliponicultura. Com expectativa de reunir cerca de 500 participantes, o evento vai ocorrer no Colégio Teutônia e terá acesso gratuito.
No primeiro dia, as atividades serão exclusivamente voltadas aos estudantes de toda a região, que terão contato com as espécies de abelhas sem ferrão criadas pelos melioponicultores do Vale. Eles vão aprender sobre o processo de polinização e importância para o ecossistema.
Aberto à comunidade
O público poderá conferir o evento no sábado, a partir das 9h. Na programação, a exposição de produtos como Hidromel, caixas, enxames e meliprodutos, ou seja, derivados da cera, mel e própolis das abelhas sem ferrão. Também estão previstas palestras. Entre elas, a explanação sobre Créditos de Carbono e os benefícios para os produtores. Às 13h, haverá sorteio de rifa, na qual os prêmios serão itens relacionadas à temática da atividade.
Segundo a Amevat, o Vale do Taquari conta com mais de 5 mil criadores, que, além do mel de alta qualidade, investem no desenvolvimento de produtos terapêuticos. O seminário conta com o apoio da Prefeitura, Colégio Teutônia e Emater/RS- Ascar.