A Feira do Peixe e do Produtor Rural de Estrela foi reinaugurada na manhã deste sábado, 13, na Praça Henrique Roolaart. Com 600 metros quadrados, o espaço havia sido destruído pelas enchentes.
O investimento tpara a reconstrução foi de R$1,048 milhão, fruto de parceria entre o Sicredi Ouro Branco, que destinou o recurso viabilizado pelo Pix Solidário e conduziu a obra, Prefeitura e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cacis). A obra foi executada pela Construtora Pórtico, com acompanhamento da Associação dos Feirantes.
Além do ato oficial, a programação contou com café comunitário, apresentação da Orquestra de Estrela e uma ação do Dia do Cooperar, promovida pelo Sicredi. Nela, voluntários realizaram o embelezamento da Praça, com plantio de mudas, colocação de brita, limpeza e pintura. Ainda, houve a formalização da adoção do espaço público pela cooperativa.
O Sicredi Ouro Branco destinou cerca de R$2,4 milhões para 19 entidades de Estrela, sendo que a definição sobre a aplicação dos recursos ocorreu em parceria com as instituições.
Trabalho em conjunto
De acordo com o presidente do Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, a iniciativa possui amplo significado, uma vez que atende aos princípios universais do Cooperativismo, ou seja, apoiar ações que promovam de interesse social, auxiliem no desenvolvimento social e despertem o engajamento da sociedade civil organizada.
“Esta reinauguração é a prova de que nada se faz sozinho. Trata-se de um momento histórico, de alegria. Acredito que juntos podemos continuar juntos na construção de uma sociedade mais próspera”, acrescenta Neori. O presidente afirmou, ainda, que o Sicredi se tornou o maior financiador de crédito rural no Rio Grande do Sul.
Para o presidente da Feira do Produtor, Flávio Aguiar, o prédio simboliza a resiliência e a capacidade do povo estrelense de se reinventar.
Já a prefeita Carine Schwingel exaltou o espírito cooperativo e associativo. “Quando cada um faz a sua parte, nós conseguimos entrar aquilo que a comunidade merece”, conclui.
A Feira
Criada em 1975, portanto está no ano do seu cinquentenário, a Feira do Produtor funciona na Praça desde 1991. Segundo a Prefeitura, a permanência no local leva em conta a representatividade histórica e a preservação da identidade estrelense.
Atualmente, o espaço reúne 22 expositores, entre agroindústrias de embutidos, laticínios, pães, cucas e biscoitos, piscicultores e produtores de frutas, verduras e hortaliças