1 de julho de 2025
15ºC | Tempo nublado

INFRAESTRUTURA

Começam os trabalhos do Desassorear RS em Poço das Antas

Intervenções em três arroios buscam prevenir alagamentos e proteger estruturas do município

Por: Assessoria de Imprensa

30/06/2025 | 13:42 Atualização: 30/06/2025 | 13:43
Foto: Paloma Valandro/Assessoria de Imprensa
Foto: Paloma Valandro/Assessoria de Imprensa

As obras do programa Desassorear RS começaram na quinta-feira, 26, em Poço das Antas. A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo desobstruir cursos d’água para reduzir os danos provocados por cheias, erosões e alagamentos, além de melhorar a drenagem urbana e rural.

No município, os serviços contemplam três trechos de arroios. No Arroio Esperança, serão desassoreados 360 metros de extensão, com a remoção de 5.722,59 metros cúbicos de material. Já na localidade de Mãe de Deus, o Arroio Boa Vista passará por limpeza em um trecho de 224,72 metros, com volume estimado em 1.499,51m³. O terceiro ponto de intervenção ocorre na região do Cebovi, também no Arroio Boa Vista, onde serão desobstruídos 293 metros, com retirada prevista de 2.053,25m³.

As obras são acompanhadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e contam com suporte técnico do Estado. O prefeito Glicério Ivo Junges, vice, Leonardo Griebeler,  secretário Valdecir Flach e a servidora Raquel Follmann participaram do início dos trabalhos.

Junges destacou a relevância da iniciativa. “A manutenção e a limpeza dos nossos cursos d’água são fundamentais para evitar alagamentos, proteger as estradas e garantir a segurança. Essa parceria com o Governo do Estado é um grande e necessário avanço, a fim de prevenir danos ambientais e estruturais”, afirmou.

Sobre o programa

O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande e contempla ações de desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios afetados por enchentes e que tenham decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública. A execução das obras é de responsabilidade do Estado e aos municípios cabe o acompanhamento técnico e administrativo dos serviços.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.